Notícias

Projeto pretende reduzir morte de pássaros em choques contra vidraças

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) afirmou que as janelas e os edifícios com fachada de vidro espelhado representam uma grande ameaça aos Aves. Especialistas dizem que somente nos Estados Unidos, pelo menos 100 milhões de aves morrem todos os anos em choques contra janelas e prédios de vidro.

Ian Willms/NYTNS
Prédios envidraçados são responsáveis pela morte de centenas de pássaros.

Segundo a principal autoridade global em meio ambiente, o vidro nas janelas se torna um “espelho gigantesco” confundindo os pássaros, que acabam vendo o céu e as nuvens no reflexo e não sabem diferenciar a imagem da realidade. Há uma preocupação muito grande com as aves migratórias que percorrem milhares de quilômetros e acabam morrendo em acidentes deste tipo.

Recentemente, a agência americana para a conservação de pássaros preparou uma lista de 18 produtos para arquitetos e donos de residências. O objetivo é fazer com que eles saibam como reduzir os choques das aves contra janelas de vidro.

Adesivos e telas

Em testes realizados nos últimos seis anos, os resultados mostram que os acidentes podem ser evitados com o uso de alguns materiais simples como adesivos transparentes nas janelas ou a instalação de insufilme. No caso dos arquitetos, existem vidros que escurecem de acordo com as condições do tempo e telas especiais para reduzir o reflexo do céu.

Segundo o Pnuma, se os predadores naturais não representassem ameaça suficiente, os pássaros têm de lidar com vários outros problemas criados por atividades humanas, como por exemplo, o ressecamento de pântanos, a mudança do uso de terras agrícolas para urbanização, o desmatamento e redes elétricas. As janelas e os edifícios com fachada de vidro representam mais uma ameaça à vida das aves.

Fonte: Ecodesenvolvimento

Artigo AnteriorPróximo Artigo