Notícias

Pesquisadores comprovam que cães mais velhos são capazes de aprender novos truques

Muitas pessoas ainda acreditam na expressão “não se ensina truque novo a cachorro velho” e pensam que só filhotes podem ser adestrados. Jamie Hyneman e Adam Savage, apresentadores do programa MythBusters (“Os Caçadores de Mitos” aqui no Brasil), já derrubaram esse mito. Agora, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Messerli de Viena, também afirmam que cães adultos são capazes de aprender novos truques. O estudo contou com a participação de 95 Border Collies com idades entre cinco meses e 13 anos.

Lisa Wallis
Cães da raça Border Collie, considerada a mais inteligente do mundo, foi a selecionada para o estudo.

Os cães foram divididos em cinco grupos, de acordo com suas idades. Todos passaram por testes que foram desenvolvidos para testar três habilidades cognitivas diferentes: aprendizagem, raciocínio lógico e memória. Na primeira etapa, os cachorros tinham que aprender a selecionar quatro imagens “positivas” do total de oito em uma tela. Eram mostradas duas fotos por vez, sendo que apenas uma tinha uma associação positiva. O cão recebia um petisco se tocasse na imagem correta.

Lisa Wallis
Cães de várias idades participaram dos três testes de habilidades cognitivas.

Lisa Wallis, autora do estudo, revelou que os cachorros mais velhos demoraram mais para aprender esse primeiro teste do que os filhotes. Ela acredita que isso aconteceu porque os adultos são menos flexíveis. Para ela, assim como as pessoas, cães mais velhos tiveram mais dificuldade para mudar antigos hábitos ou o que aprenderam anteriormente.

Entretanto, os cachorros mais velhos tiveram melhores resultados no segundo teste. Dessa vez, uma das fotos mostradas era completamente nova e a outra era familiar, já que tinha aparecido no teste anterior como “negativa”. Nesse caso, os cães deveriam escolher a imagem nova. Os filhotes não foram tão bem nesta etapa do estudo.

A terceira fase aconteceu somente seis meses depois e os mesmos testes foram realizados. Não houve diferença significativa entre os cães de todas as idades e quase todos lembravam quais eram as fotos “positivas”.

Fonte: Daily Mail UK e Portal do Dog

Artigo AnteriorPróximo Artigo