Artigos

O que você precisa saber antes de comprar um porquinho-da-índia

Você provavelmente já viu um porquinho-da-índia e sabe que ele não tem nenhuma semelhança com um porco. Porém, o bichinho sabe bem como fazer uma sujeira, e precisa de cuidados especiais com sua saúde, tanto é que é muito raro encontrá-los na natureza hoje em dia.

Reprodução/Animais.Culturamix
Porquinhos-da-índia são dóceis e gentis, mas gostam de ter seu espaço.

Os porquinhos-da-índia são animais muito dóceis, tem comportamento semelhante ao dos hamsters, afinal são da mesma família, porém eles são maiores e mais ariscos que os primos distantes.

Sua alimentação pode ser baseada em rações de qualidade, que possuem todos os nutrientes de que precisam, mas eles também adoram couve, alfafa, cenouras e beterraba, ou até mesmo frutas como melancia com casca, maçã e tomate. Além disso, a água não pode faltar! Procure comprar um bebedouro, o que evita que eles fiquem molhados e ainda mantém a água fresca por mais tempo.

Reprodução/Hamsters.animais.com
Sua alimentação pode variar entre ração e vegetais.

Para não deixar seu bichinho estressado, a dica é comprar gaiolas específicas para porquinhos-da-índia, pois eles crescem muito mais do que seus primos hamsters, e precisam de mais espaço. Outra dica são os cercadinhos, que possibilitam um espaço ainda maior. A serragem do fundo deve ser trocada no máximo a cada 3 dias, podendo ser substituída por jornal, caso queira. Ah! Uma casinha para eles se esconderem também é necessária! Deve ser escura e pode ser feita de papelão, madeira ou plástico.

Reprodução/KarenLuana.com
Existem várias raças de porquinhos-da-índia, mas os cuidados são os mesmos para a maioria delas.

Espaço para correrem ou uma roda de exercícios são indispensáveis, além de brinquedos que eles possam roer, como blocos de madeira.

Lembre-se: os pequenos roedores são frágeis e podem se machucar gravemente caso caiam de sua mão. Brinque com muito cuidado, evite deixá-los com crianças menores de 10 anos, já que eles podem morder. E falando em morder, não estresse seu roedor brincando o tempo todo. Eles precisam se adaptar a você e gostam muito de descansar. Não se esqueça de dar banho com água e sabão (muito cuidado com os olhos) e corte suas unhas de 3 em 3 meses. Assim, tudo ficará bem.

Fonte: Casa dos Pets

Artigo AnteriorPróximo Artigo