Artigos

Aprenda a fazer um spray de alívio de coceira caseiro

Segundo algumas enciclopédias de saúde canina, alergias são a principal causa da coceira em cães. Pele sensível, alergia à comida e sensibilidade a fungos e pólen são as mais comuns, mas mordidas de pulgas também podem causar uma grande desconforto. Para tudo isso, a melhor solução é sempre procurar um veterinário de confiança, mas vale ter à mão uma receitinha caseira que ajudará em alguns casos.

Você vai precisar de aloe vera, hamamélis, camomila, farinha de aveia, bicarbonato de sódio, vinagre de maçã e sal de Epson (sulfato de magnésio). Você pode encontrar tudo isso em mercados e, no caso do sulfato de magnésio, farmácias. Ah! Para aplicar, você irá precisar de uma embalagem com borrifador.

Reprodução/eHow
O borrifador é encontrado em mercados e facilita a aplicação.

Fique atento enquanto seu cão se coça. Procure por caroços ou deformidades no local da coceira. Caso esteja machucado, aplique aloe vera diretamente na pele do animal. Segundo pesquisas, o aloe vera tem poder anti-inflamatório e ajuda na cicatrização. A hamamélis dá sensação de alívio e frescor na coceira, e também pode ser aplicada diretamente caso seu bichinho não pare de coçar.

Reprodução/eHow
Chá de camomila pode ser borrifado para ajudar a tratar fungos e bactérias.

Use a farinha de aveia misturada com água quente para dar um banho, de preferência com seu cão mergulhado, para ter mais contato. Dez minutos devem bastar para aliviar as alergias e infecções. Se as coceiras forem nas patas, encha uma bacia com três dedos de água e os sais de Epson e deixe seu cão com as patas mergulhadas por ao menos 10 minutos.

Use o bicarbonato de sódio em água fria para dar um banho tranquilizador, caso não tenha uma banheira para mergulhar seu cão, e o problema seja com pulgas, borrife uma boa quantidade de vinagre de maçã no local, que irá aliviar a coceira e espantar os parasitas. Se todas estas dicas não acabarem com a coceira de seu patudo, procure um veterinário, pois as causas podem ser outras.

Fonte: eHow.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo