Artigos

Conheça os animais mais velhos do mundo

A tartaruga gigante Jonathan, que mora na ilha de Santa Helena, no sul do Oceano Atlântico, chegou ao local em 1882. E está viva até hoje na ilha.

Como, pelo relatos históricos, o animal já era maduro quando chegou à Santa Helena, o que demora 50 anos para sua espécie, Jonathan tem hoje, pelo menos, 176 anos de idade. Mas a longevidade dos animais pode ir muito além disso.

Em outubro de 2007, cientistas islandeses encontraram um molusco de 400 anos, mais que o dobro de qualquer outro animal na história. O bicho, da espécie Arctica islandica passou séculos nas águas congeladas do norte do Oceano Atlântico.

“Quando este animal nasceu, Shakespeare ainda não havia escrito as suas principais peças e Giordano Bruno foi queimado em praça pública por afirmar que o Sol, e não a Terra, era o centro do universo”, disse a nota divulgada à imprensa na ocasião. O molusco recebeu o apelido de “Ming”, em referência à dinastia chinesa no poder quando nasceu. Como Ming morreu durante as análises, os cientistas não sabem dizer quanto tempo ele ainda sobreviveria em seu habitat.

Conheça agora os bichos mais antigos de suas espécies.

Coelhos: George foi reconhecido como o coelho mais velho do mundo pelo livro Guinness dos Recordes, com 14 anos. Sendo a idade média de um coelho de seis a oito anos, o animal tinha o equivalente a 160 anos humanos quando morreu, em Massachusetts, nos EUA.

Gatos: Spike comemorou o seu 31° aniversário em junho de 2001 e faleceu dois meses depois, em Bridport, na Inglaterra. Ele foi comprado em um mercado londrino em 1970 e quase morreu aos 19 anos quando foi atacado por um cachorro.

Aranhas: Acredita-se que a aranha mais velha já encontrada seja uma caranguejeira fêmea que viveu 28 anos. O animal da família Theraphosidae foi capturado no México em 1935.

Cães: O suposto cão mais velho do mundo morreu aos 203 anos caninos. A labradora Bella faleceu em setembro de 2008 com 29 anos, segundo o seu dono David Richardson, o que a tornaria o cão mais velho do mundo. Críticos, no entanto, afirmam que Richardson não tem uma documentação que prove que Bella tenha mais de 26 anos. O último recorde do livro Guinness Book: O Livro dos Recordes foi do cachorro americano sem raça definida Butch, que viveu 28 anos até falecer em 2003. Já o cão mais velho de todos os tempos está registrado como Bluey, um sheepdog, que viveu 29 anos na Austrália.

Porquinho-da-índia: A idade média é de cinco a oito anos, mas o recorde oficial é de quase 15 anos.

Macacos: A macaca-aranha Bueno morreu aos 52 anos em 2005 na província de Aichi, no Japão. Ela morou no Centro Japonês de Símios desde 1960 e era uma atração famosa na instituição por sua habilidade de comer amendoins com sua cauda de quase um metro de comprimento.

Goldfish: Um Goldfish, o famoso peixinho dourado, ganhado em uma rifa em uma feira na Inglaterra, em 1956, durou nada menos que 43 anos. Com os anos, a cor de suas escamas foi mudando para laranja e depois se tornaram grisalhas. A dona Hilda Hand atribui a longevidade do animal ao fato de alimentá-lo sem excessos e colocar o peixe no sol de tempos em tempos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments