Notícias

Prefeitura de Fortaleza quer construir abrigo de animais

Apesar de dóceis e adoráveis, não são todos os moradores do bairro de Aldeota, em Fortaleza, Ceará, que são a favor da criação de gatos abandonados nas praças da região. São mais de 40 animais na famosa Praça das Plantas, que vêm causando sujeira no local, além de possíveis doenças aos habitantes, como bicho geográfico, toxoplasmose, sarna, raiva, entre outros, já que os animais não são vermifugados ou vacinados.

O abandono dos felinos chamou a atenção da prefeitura, que resolveu agir e criar um abrigo para recolher não só os gatos, mas também cães abandonados. Com o apoio do Centro de Zoonoses, a primeira medida do governo foi vacinar os animais. O objetivo foi amenizar o problema, já que saudáveis, ao menos, os bichos poderão ser encaminhados para ONGs de adoção enquanto o abrigo não fica pronto.

Além da vacina antirrábica, a prefeitura promoveu uma ação de conscientização entre os frequentadores da praça. De acordo com o jornal “O Povo”, os gatos que apresentavam sintomas de doenças foram recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses para serem devidamente medicados.

Futuramente, a prefeitura pretende fazer parcerias com as entidades protetoras de animais para fazer feiras de adoção. Dentre as ONGs que apoiam a causa está a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), que realiza, em média, 200 castrações a baixo custo por mês. Para a entidade, evitar a procriação é uma das medidas mais eficazes para o controle populacional de animais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments