Notícias

Mini porco: o novo melhor amigo do homem

28_mini_porco_o_01Uma das vantagens dos mini porcos é justamente seu tamanho, que não exige muito espaço
Crédito: Little Pig Farm

Ele já foi considerado injustamente como sujo e repleto de doenças, além de seu nome estar vulgarmente envolvido com expressões pejorativas como “espírito de porco”. Mas há algum tempo, esse preconceito tem diminuído, principalmente com o lançamento de animações nas quais ele é a estrela. “Babe, o porquinho atrapalhado” e “Leitão – O filme” ajudaram a popularizar o animal, fazendo com que eles finalmente conquistassem um lugar diferente que não fosse a mesa de jantar. E que outro lugar seria esse? Que tal aconchegantes caminhas estofadas nas residências dos apreciadores de animais exóticos?

Nestor Gonzáles, criador de mini suínos de estimação, confirma a nova tendência. Sua loja, em Minas Gerais, a Mini Pets, recebe em média 15 pedidos por mês, e acredita que só não recebe mais devido a algumas dificuldades na entrega dos animais para todo o País. “Infelizmente, tanto as empresas de transporte aereo quanto o terrestre, embora aceitem cães e gatos, não permitem o envio dos porquinhos. A solução encontrada foi realizar parcerias com transportadores particulares”, explica.

Segundo o criador, uma das principais vantagens do animal é seu tamanho diminuto, que não ultrapassa o porte de um cão da raça Buldogue Francês, pesando até 25 kg e medindo, por volta de 40 cm. Gonzáles explica também que, ao contrário do que muitos possam imaginar, o bicho é uma excelente companhia, mesmo para casas onde já vivem outros pets, são ainda extremamente limpos e não exalam fortes odores.

Quando o assunto é alimentação, vale destacar que apesar de os suínos serem animais onívoros, ou seja, se alimentam de produtos de origem vegetal e animal, não significa que eles podem receber qualquer tipo de alimento, nem ingerir restos de comida humana. Andrea Micke Moreno, médica veterinária do laboratório de Sanidade Suína e Virologia da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, explica que no caso de suínos de pequeno porte as quantidades de proteína, fibras e energia das rações devem ser ajustadas para que os animais não sofram de excesso de peso, carência de minerais ou vitamínicas. Nesses casos, a consulta de um nutricionista é de fundamental importância.

Prós e contras

28_mini_porco_o_02A versão mini pode pesar no máximo, 25 kg e medir 40 cm
Crédito: Little Pig Farm

E para quem ainda duvida da limpeza de um mini porco, a médica veterinária desmistifica a ideia de que os animais são prejudiciais à saúde. “Os riscos à saúde humana no convívio com animais de estimação são muito parecidos nas diversas espécies, sejam eles cães, gatos ou suínos, ou seja, os cuidados são os mesmos”. A especialista orienta que para que não haja riscos de contaminação com agentes infecciosos presentes nas fezes, urina e saliva dos animais de companhia é necessário que os locais em que os mesmos permanecem sejam constantemente higienizados.

Além de limpeza, outra vantagem apontada pela veterinária é sua notável inteligência. Segunda ela, os suínos são considerados animais de grande capacidade de comunicação e aprendizado. “Essa característica é igual a dos chimpanzés e talvez até superior que a dos cães”. Andrea explica ainda que o animal pode ser capaz, inclusive, de ser adestrado e aprender a se comportar dentro de casa. “É provável que, se bem adestrado e em ambiente adequado, o suíno possa aprender e determinar um local para urinar e defecar na casa, assim como pode aprender que um comportamento como subir no sofá não é considerado adequado pelo dono”.

A especialista alerta, no entanto, que o animal também apresenta algumas desvantagens. Segundo ela, alguns pesquisadores relatam que o suíno é mais independente que o cão no aprendizado, tendo menor necessidade de agradar o dono, assim como ele pode ter um grande potencial de destruição de objetos e móveis em suas brincadeiras.

Para quem quiser se aventurar na criação de um bichinho diferente como o mini porco, vale lembrar que o investimento também não é dos mais baratos. Na Mini Pets, por exemplo, um exemplar sai por mil reais, sem contar o valor do frete.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments