Notícias

Veterinário britânico critica máquina de lavar pets

Brasil disponibiliza apenas máquina para secar cães e gatos, como este modelo, que seca dois animais, apresentado durante a Pet South America 2009
Crédito: Alex Pereira

Pensando na praticidade dos banhos nos pets, o Japão desenvolveu uma máquina automática para lavar animais de estimação. A novidade, que nem é tão novidade assim no arquipélago, passa xampu, condicionador, enxágua e ainda seca seu pet em meia hora. Muitos adoraram a praticidade do equipamento, mas muitos também torceram o nariz para a invenção.

Pete Wedderburn, veterinário e colaborador de várias publicações britânicas, entre elas o Telegraph, declarou ao jornal que “ficará surpreso se a máquina chegar em alguma pet-friendly britânica”.

Segundo o veterinário, a pessoa que projetou a máquina só pode enxergar um animal de estimação como “um objeto que precisa ser limpo”, e não um pequeno ser delicado, uma criatura senciente (tem capacidade emocional para sentir dor, prazer, estresse, alegria, medo, memória e até saudade). O profissional questiona: “como você se sentiria ao ser trancado em um espaço à prova d’água, em seguida ser agredido por água, xampu e ar quente, sem saber o que virá a seguir?”

Na opinião de Wedderburn, o bichinho parece mais uma peça de roupa em uma máquina de lavar. No começo ele late e depois arranha a porta da máquina, para em seguida aguentar, já que não há escapatória, e receber a água, xampu, condicionador e por último o secador. Após assistir ao vídeo, o veterinário pede que as pessoas comparem a reação de um cachorro em uma máquina, e os que são lavados por um ser humano. “Se eu fosse um cão, eu saberia qual escolher”, e ainda pergunta: “e se fosse um gato que estivesse dentro da máquina? Eles (japoneses) devem ter leis muito brandas contra crueldades em animais”.

Não satisfeito, Pete ainda afirma que o método não é eficaz, já que o xampu não é esfregado na pele e no pelo do animal, para retirar as sujeiras. “Talvez o próximo modelo conte com braços de borracha giratórios para fazer o trabalho?”, finaliza Wedderburn.

Na França, Romain Jerry inventou a Dog-o-Matic, uma lavadora que ajusta seu ‘ciclo de lavagem’ de acordo com o tamanho do animal. Segundo o inventor, sua máquina pode ser interrompida a qualquer momento caso o pet fique muito estressado. Reportagem do site www.myfoxdfw.com conta que um SPA canino nos Estados Unidos, foi vítima de grupos de direito dos animais por utilizar a máquina de lavar pets. A empresa que produz o equipamento se defende dizendo que a temperatura da água e do ar estão em linha com as recomendações do conselho de medicina do país.

Por enquanto o Brasil disponibiliza modelos que apenas secam o animal. Algumas máquinas foram apresentadas durante a última edição da Pet South America, em 2009. Elas prometem secar até um São Bernardo ou dois animais de uma só vez, em uma temperatura que atinge até 40º C, e leva de 25 a 35 minutos para cumprir seu trabalho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments