Notícias

Controle sua alergia contra pelos de pets

Para evitar reações alérgicas dê banho no pet e mantenha sua casa sempre limpaPara evitar reações alérgicas dê banho no pet e mantenha sua casa sempre limpa
Crédito: Flickr/ CC – Dr. Hemmert

Você acaba de voltar do médico e descobre que seus filhos sofrem de alergia causada pelos pelos de seu adorado animal de estimação. Ou pior, você, de uma hora para outra começa a lacrimejar e espirrar toda vez que o amigo peludo se aproxima. Antes de se desesperar por não saber o que fazer, muita calma. Saiba que não é necessário se desfazer do bichinho.

Estima-se que quase 10 milhões de donos de pets, incluindo crianças, são alérgicos aos seus animais, de acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. Segundo a entidade, as alergias causadas pelos animais têm origem em proteínas encontradas na saliva e no pelo, que são dificilmente eliminadas dos ambientes. Essas proteínas grudam na roupa de cama, móveis e vestimentas, o que explica porque os espirros podem surgir mesmo que o animal não esteja presente no local.

Apesar de trabalhoso, é perfeitamente possível, com raras exceções, manter um bichinho mesmo se você for alérgico a pelos. Obviamente, o dono precisará fazer um esforço um pouco maior, além de elaborar algumas estratégias. A seguir, a PetMag escolheu algumas das principais dicas do livro What to do about allergies, recém publicado pela Universidade de Medicina de Harvard.

Mantenha o pet fora do quarto

Cães e gatos não devem ficar na cama de seus donos, principalmente se eles forem alérgicos. Isso porque cobertores, edredons e lençóis facilitam o acúmulo de pelos, que não desgrudam nem mesmo durante as lavagens

Dê banhos semanais no peludo

Banhos frequentes nos cães reduzem as chances de alergia. Mas se o banho estiver fora de cogitação pelo tempo frio ou outro motivo, experimente utilizar lenços umedecidos para bebês além da escovação diária também.

Lave suas mãos

Toda vez que brincar com o totó, evite tocar nos olhos e nariz, e vá lavar as mãos imediatamente.

Não crie roedores

Ratinhos, hamsters, gerbos ou porquinhos-da-índia são fofíssimos, mas desaconselhados para quem sofre de alergia. Isso porque os bichinhos são potencialmente mais alergênicos que cães e gatos, por exemplo. Mas caso já tenha um desses pets, peça para alguém limpar a gaiola, nunca faça isso por sua conta. E ao manusear os pets, lave bem as mãos.

Limpe a casa com aspirador de pó

Utilize um aspirador de pó com um filtro de alta absorção. Isso para impedir que os pelos sugados não se soltem e voltem para o chão

Se desfaça do carpete

Se você mora em um local forrado por carpetes, se desfaça deles o quanto antes. Isso porque eles dificultam a limpeza de sujeira, pó e pelos mortos de seu amigo peludo. No lugar, que tal utilizar tapetes?

Lave a roupa de cama do pet

Como citado anteriormente, os tecidos acumulam facilmente pelos, portanto, precisam ser limpos, principalmente os que fazem parte da caminha do pet. Vale lembrar também que caso sua alergia seja muito forte, é importante considerar deixá-lo do lado de fora de casa, pelo menos, durante o dia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments