Notícias

Tratamento com células tronco em pets

O hospital realizará uma triagem nos potenciais candidatos para o tratamento com células tronco - Crédito: Flickr/CC - tigerweetO hospital realizará uma triagem nos potenciais candidatos para o tratamento com células tronco
Crédito: Flickr/CC – tigerweet

A utilização de células tronco para o reparo de órgãos e tecidos lesados já não é mais um benefício apenas para seres humanos. Isso porque a Celltrovet e o Hospital Veterinário Sena Madureira acabam de firmar uma parceria para implementação do tratamento clínico e realização de estudos científicos em áreas ainda pouco estudadas em cães e gatos.

Vale lembrar que a prática já é muito difundida em países como Estados Unidos, que a utiliza como coadjuvante à terapia convencional. Atualmente, existe grande potencial de indicação das células tronco para casos como aplasia de medula, lesão renal, dentre outros. Além disso, o tratamento se mostrou eficaz para lesões de ligamento, de tendão, fissuras e fraturas.

Segundo o dr. Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Sena Madureira, a parceria será pioneira no Brasil, no tratamento de doenças articulares com células tronco oriundas de tecido adiposo, em cães e gatos. A expectativa é que, em breve, outras áreas sejam mais aprofundadas, como a cardiologia. O médico explica, inclusive, que o hospital irá selecionar donos de animais que estejam interessados e deixar que seus pets participem do tratamento gratuito por meio de células tronco.

Aparelhos de ponta como a tomografia computadorizada, ultrassonografia e ecocardiografia Doppler e tecidual, dentre outros parâmetros clínicos e laboratoriais, aliados a uma equipe multidisciplinar de aproximadamente 60 especialistas, entre eles, médicos veterinários especializados, pesquisadores, biomédicos, biólogos, dentistas e cientistas do Hospital Veterinário Sena Madureira e da Celltrovet, estarão envolvidos na avaliação dos pacientes.

Nesta primeira fase, o hospital realizará uma triagem gratuita dos clientes e pacientes voluntários, potenciais candidatos para a pesquisa, cujo tratamento será gratuito. Por outro lado, será realizada também uma avaliação médica e seleção de pacientes para o tratamento clínico para áreas em que o tratamento para cães e gatos já é rotineiro nos EUA. Neste caso, as consultas são particulares e o custo é avaliado de acordo com o caso clínico e região acometida. Os proprietários de cães e gatos que tiverem interesse em participar da terapia com células tronco poderão entrar em contato direto com o Hospital Sena Madureira.

Serviço:

Hospital Sena Madureira
Local: Rua Sena Madureira, 898 – Vila Mariana
Site: www.senamadureira.com
Fones: (11) 5572-8778 / (11) 5572-8778 / (11) 5572-8778 / (11) 5572-8778
Fax: (11) 5574-7507

Artigo AnteriorPróximo Artigo