Notícias

Hospital veterinário é acusado de maus tratos

Documentário com todas as atrocidades cometidas pelo hospital será veiculado hoje à noite, no canal BBC One - Reprodução/Daily MailDocumentário com todas as atrocidades cometidas pelo hospital será veiculado hoje à noite, no canal BBC One
Crédito: Reprodução/Daily Mail

Yogi é um cão da raça Setter Irlandês que foi internado no conceituado Hospital Veterinário MediVet, com mais de 70 centros em toda a Grã-Bretanha. O animal precisava urgentemente que um catéter fosse inserido para uma transfusão, e para o complicado procedimento, a direção do hospital pediu para que uma de suas estagiárias de enfermagem o fizesse. Segundo divulgou o site do jornal Daily Mail a funcionária entrou em pânico, uma vez que jamais prestou tal serviço, enquanto o pobre animal se contorcia de estresse e dor.

Esse foi apenas um dos diversos casos descobertos no hospital veterinário. Mas a denúncia vai além, e revela que, além de profissionais despreparados para suas funções, muitos bichos também estavam sofrendo maus tratos e sendo submetidos até a choques elétricos. E para dar um basta na situação, uma estagiária do MediVet resolveu filmar com uma câmera escondida todas as atrocidades que acontecem no local. De acordo com o Daily Mail, o documentário de uma hora será veiculado hoje à noite, no canal de TV BBC One.

Após a filmagem, a estagiária revelou à publicação que enquanto muitos veterinários do MediVet são habilidosos e responsáveis, muitos outros deveriam ser punidos por maus tratos, além de serem desonestos e profundamente desqualificados. “Eu presenciei um enfermeiro batendo em um animal que acabara de sair de uma cirurgia”. O caso em questão foi o de Stanley, um cão da raça Shar Pei que acabara de ter sua perna amputada.

Como o animal não parava de se mexer e estava impedindo que o enfermeiro retirasse um catéter, o funcionário perdeu a paciência. “Depois de lutar com o animal, ele deu alguns tapas na cabeça dele para que parasse de se mexer”, contou a estagiária. Ela revelou ainda que denunciou o caso para a diretoria do hospital, que além de não punir o funcionário, semanas depois o promoveu como enfermeiro-chefe.

Dentre outras ilegalidades do hospital, a estagiária revelou que viu estudantes de enfermagem aplicando anestesia em um animal, sendo que o Conselho de Medicina Veterinário Inglês não permite que estudantes exerçam tamanha responsabilidade. Lembrando que uma dose inadequada de anestésico poderia matar o pet.

Em sua defesa, um porta-voz do MediVet disse ao Daily Mail que contratar enfermeiros trainees (no último ano da faculdade) é uma prática comum na Grã-Bretanha e não é ilegal. Quanto ao caso da anestesia aplicada por estudantes, ele negou que tal caso tenha ocorrido, uma vez que o hospital “acredita que apenas veterinários cirurgiões possam administrar anestésicos”.

O porta-voz disse ainda que quanto às acusações de maus tratos, a política do hospital é demitir sumariamente casos como esse, e se há evidências de que os animais estejam sofrendo de crueldade, que uma investigação será aberta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments