Notícias

Cães britânicos sofrem de obesidade

59% dos cães britânicos estão com sobrepeso ou obesos - Reprodução/ Telegraph59% dos cães britânicos estão com sobrepeso ou obesos
Crédito: Reprodução/ Telegraph

Um estudo recente, elaborado por pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, revelou uma notícia um tanto quanto preocupante. Mais da metade dos cães do Reino Unido são obesos ou estão com sobrepeso. De acordo com o site do jornal Telegraph os principais motivos para o problema são: falta de atividades físicas, permitir que o pet fique perto da mesa durante as refeições e o excesso de petiscos.

A pesquisa revelou ainda que cachorros obesos ou com sobrepeso, na maioria dos casos, também têm donos na mesma situação, ou são idosos ou ainda, são pessoas com menos condições financeiras. Os responsáveis pelo estudo revelaram que, à exemplo do que ocorre em humanos, o quadro clínico pode levar à artrite, problemas cardíacos e consequentemente, redução da longevidade.

“A proporção de obesos no Reino Unido aumentou em 400% nos últimos 25 anos, então é de extrema relevância para os veterinários saberem que esses donos tendem a ter animais obesos também”, declarou um dos pesquisadores. Para chegar aos resultados, o grupo estudou 700 cães de um ano ou mais, juntamente aos seus donos.

Animais com donos obesos, idosos ou com menos poder aquisitivo, tendem a ser gordinhos - Flickr/ CC - TheGiantVerminAnimais com donos obesos, idosos ou com menos poder aquisitivo, tendem a ser gordinhos
Crédito: Flickr/ CC – TheGiantVermin

As conclusões foram publicadas no Journal of Small Animal Practice, e mostrou que 35% dos animais foram classificados com peso normal. Já outros 20% foram considerados obesos e 39% com sobrepeso. Apenas um animal em cada vinte estudados apresentava subnutrição.

Quanto aos motivos para o problema, os pesquisadores descobriram que cães que ficam aos pés da mesa durante as refeições tendem a ser obesos, enquanto os que comem muitos petiscos tendem ao sobrepeso. Pessoas idosas também oferecem riscos aos bichinhos, sendo responsáveis por dar até meia dúzia de petiscos a eles.

Curiosamente, pessoas com menos poder aquisitivo também estão ligadas aos pets gordinhos. A pesquisa mostrou que donos que ganham mais 40 mil libras ao ano são 61% menos propensas a ter animais obesos, comparados com pessoas que ganham menos de 10 mil libras.

Pelo mundo, os números também são alarmantes. Na França, estima-se que 39% dos cães sejam obesos, na Austrália, 41%, nos Estados Unidos, 40%, e no Brasil, 30%.

Artigo AnteriorPróximo Artigo