Notícias

Insuficiência renal: fique atento aos sintomas

Cães da raça Shih tzu têm maior predisposição genética para doenças renais - Flickr/ CC – SowersPicsCães da raça Shih tzu têm maior predisposição genética para doenças renais
Crédito: Flickr/ CC – SowersPics

Sintomas como perda do apetite, depressão, vômito, diarreia, urina em excesso e dificuldade de respiração são os principais sinais de problemas renais. Infelizmente, doenças como a insuficiência nos rins têm se tornado cada vez mais comuns em cães e gatos, portanto, é bom investir na prevenção dos bichinhos.

De uma forma mais específica, cachorros da raça Boxer, Schnauzer, Shih tzu e Rottweiler, bem como gatos Persas precisam de cuidados redobrados, isso porque eles têm uma maior predisposição genética para a doença.

A insuficiência renal é caracterizada pelo mau funcionamento dos rins, que deixam de filtrar corretamente os produtos nitrogenados do sangue. Ou seja, substâncias ruins para o organismo dos animais que deveriam ser eliminadas permancem na corrente sanguínea.

Ingestão de água excessiva pode ser um dos sintomas de insuficiência renal - Flickr/ CC – Dave DugdaleIngestão de água excessiva pode ser um dos sintomas de insuficiência renal
Crédito: Flickr/ CC – Dave Dugdale

Além disso, os rins também são responsáveis pela produção de hormônios que controlam a produção dos glóbulos vermelhos, que evitam a anemia, e também um outro, que regula o cálcio no intestino.

Segundo a médica veterinária, Cíntia Fuscaldi, gerente de produtos da Royal Canin, a insuficiência renal se manifesta em animais em idade avançada, entre 10 e 14 anos, mas em raças grandes, são comuns os sintomas a partir dos sete anos.

Caso o seu pet esteja no grupo de risco, não há porque se preocupar. De acordo com a veterinária, graças aos avanços da medicina, já é possível identificar as doenças renais com mais rapidez, o que facilita também o tratamento. “Hoje é possível fazer o diagnóstico com muito mais precisão e agilidade, o que não ocorria há dez anos. Muitas vezes, o proprietário tomava conhecimento da doença quando o animal ia a óbito”.

A especialista explica ainda que a mudança na forma que cães e gatos são tratados pelos donos também contribuiu para o avanço da medicina veterinária. Como eles agora são considerados como membros da família, aumentou a afetividade, e consequentemente, intensificaram-se os cuidados e a visita ao veterinário.

Prevenção e tratamento

No caso do aparecimento dos sintomas já citados, a médica reforça importância de levar o animal o quanto antes ao veterinário. Isso porque “quando os proprietários descobrem a doença, geralmente o comprometimento do órgão está em mais de 75%”, alerta.

De acordo com a dra. Cíntia, para que os proprietários não sejam pegos de surpresa, é importante fazer um check up no animal, pelo menos, uma vez por ano, porque o quanto antes as doenças forem detectadas, menos invasivo será o tratamento. “Nutrir o animal é um aspecto muito importante para conseguir melhorar sua condição física, a fim de que suporte melhor o tratamento”.

Nesse sentido, além do apoio com medicação, um cão ou gato com insuficiência renal precisa de uma nutrição especial, própria para o seu quadro. Já existem rações no mercado específicas, com baixo teor de proteína, sódio, potássio e fósforo, prejudiciais para pacientes com problemas renais.

Para finalizar, a médica reforça que um animal que vai ao veterinário com frequência, é vermifugado e vacinado, tem menos propensão a contrair doenças e, mesmo que isso ocorra, a probabilidade de descobri-las ainda no início é muito grande, o que facilita o tratamento e aumenta a expectativa de vida dele.

Artigo AnteriorPróximo Artigo