Artigos

Viaje em segurança com seu pet no feriado

Animais não devem ser levados fora da caixa de transporte para evitar acidentes - Flickr/ CC – NikoMCAnimais não devem ser levados fora da caixa de transporte para evitar acidentes
Crédito: Flickr/ CC – NikoMC

Nos fins-de-semana e feriados prolongados, milhares de famílias se preparam para cair na estrada e aproveitar os dias de folga. E como o melhor amigo canino também precisa de descanso, porque não levá-lo junto?

Mas saiba que antes de acertar os últimos detalhes da viagem, alguns cuidados devem ser tomados para o passeio não terminar em um hospital veterinário. Segundo o médico Marcel Pereira, mesmo em viagens curtas, o animal pode ficar suscetível a certas doenças, por isso a importância de um check-up.

O veterinário reforça que se o destino for o litoral, o dono deve cuidar com casos de dirofilariose, causada por vermes que se alojam no coração. Nesse sentido, um médico pode indicar a prevenção adequada para o animal. Já no caso de quem vai para o campo, a atenção deve ser voltada para a leptospirose e cinomose. Para todos os casos, apenas a vacinação com, no mínimo, 14 dias antes da viagem, garante a proteção dos cães.

Além da imunização, outro detalhe que o dr. Marcel chama a atenção são os costumeiros enjoos que acometem os pets, principalmente, em viagens mais longas. Nesses casos, um veterinário pode prescrever uma medicação adequada, lembrando que deixar o animal em jejum três horas antes da viagem pode evitar vômitos.

Outro cuidado que deve ser tomado é com o calor excessivo dentro do veículo. “É importante conferir se o animal não está sofrendo com a temperatura e, se for o caso, viajar com os vidros abertos e fazer paradas frequentes, para permitir que o animal beba água e possa estabelecer sua temperatura corpórea”.

Acidentes e emergência

De acordo com o Código de Trânsito, é proibido transportar animais soltos dentro de veículos, então, o ideal é levar o pet dentro de um caixa de transporte. Para evitar o estresse do bichinho, o dr. Marcel dá algumas dicas. “Recomendo sempre fazer uma caminhada longa com o cão, cerca de 45 min a 1 hora, antes da viagem, para que ele fique mais tranquilo”. Outra sugestão do médico é fazer paradas regulares (a cada 2-3 horas) para que o cão, assim como nós, possa esticar as pernas e fazer suas necessidades.

Lembrando que pequenos acidentes podem ocorrer durante o passeio, então, manter um kit de primeiros socorros também é uma boa ideia. “Um kit básico, com curativo, tesoura e esparadrapo pode ajudar no caso de pequenos cortes e arranhões, especialmente para os donos mais preocupados e cautelosos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo