Artigos

Encontre o veterinário ideal para o seu bichinho

Já existem médicos especializados em felinos - Flickr/ CC – Kami JoJá existem médicos especializados em felinos
Crédito: Flickr/ CC – Kami Jo

Eles são os responsáveis por cuidar e prevenir problemas de saúde em nossos amados bichinhos de estimação. Consequentemente, são eles que nos ajudam a manter a qualidade de vida e longevidade nos animais. Diante de tamanha responsabilidade, nada mais justo que eles tenham um dia especial totalmente deles.

O Dia do Veterinário passou a ser comemorado no dia 9 de setembro de 1933, depois que o então presidente da República, Getúlio Vargas, criou uma lei que normatizou a atuação dos médicos no Brasil. Desde então a data é reconhecida em todo território nacional, com o objetivo de homenagear os bons profissionais.

Mas como em toda profissão, nem todos os que se formam merecem nossa confiança, nesse sentido, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV – SP) deixa claro que existem uma série de cuidados na hora de encontrar um profissional para seu pet. Segundo o órgão, o passo mais importante é checar se ele tem registro para a profissão, que é obrigatório. No caso de São Paulo, isso pode ser feito diretamente no site do Conselho.

Pets com necessidades especiais devem ser atendidos por veterinários especializados - Flickr/ CC – blurradialPets com necessidades especiais devem ser atendidos por veterinários especializados
Crédito: Flickr/ CC – blurradial

Feito o primeiro passo, o CRMV ressalta ainda que os proprietários devem procurar por profissionais com os quais possam manter um bom relacionamento. “O veterinário se assemelha a um pediatra, pois atende um paciente que não pode falar por si mesmo e precisa da voz de seu responsável para externar suas necessidades ao profissional”, esclarece. Por isso, a importância de procurar um médico que lhe inspire confiança.

Especializações e conduta inadequada

Além do registro profissional e ter um bom relacionamento com seus pacientes, o veterinário pode ter também alguns extras, como especializações. O CRMV esclarece que nem sempre é necessário ter um profissional especializado, no entanto, em animais com doenças pré-existentes, como problemas cardíacos ou ortopédicos, procurar um médico com experiência na área é recomendado.

Já os veterinários especializados em cães e gatos atendem ambos os animais sem distinção de raça ou idade. No caso dos gatos, já existem clínicas especializadas somente em felinos. Se o animal de estimação for uma ave ou mesmo um animal exótico, é bom consultar se a clínica atende esse tipo de animal antes de levá-lo.

Os animais adultos devem ser levados ao veterinário anualmente para um check up e vacinação - Flickr/ CC – daphne31Os animais adultos devem ser levados ao veterinário anualmente para um check up e vacinação
Crédito: Flickr/ CC – daphne31

Independentemente da área de atuação do médico, o CRMV lembra que existe um canal onde os proprietários podem fazer reclamações ou denúncias de práticas inadequadas da profissão. “Se o proprietário do animal tiver alguma denúncia contra a conduta do profissional que o atendeu, ele deve encaminhá-la por escrito, com identificação, assinatura, prova ou indício de prova ao Conselho Regional de Medicina Veterinária”.

Lembrando que é extremamente necessário que o dono leve seus animais ao veterinário. Quando filhotes, o ideal é que sejam levados uma vez por mês, sendo que a partir do quarto mês, quando ele toma a vacina antirrábica, ele pode ser levado anualmente só para reforçar a dose e fazer um check-up.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments