Artigos

A moda dos exóticos

A moda dos exóticos - DivulgaçãoA moda dos exóticos
Crédito: Divulgação

Foi-se o tempo em que o cachorro reinava soberano como animal de estimação nos lares brasileiros. Apesar do animal ainda ser muito popular, os donos mais “autênticos” têm investido em bichos nada convencionais. Furões, Cacatuas, além de raças raras de cães e gatos são as novas apostas dos criadores pelo País afora.

E para ter um bichinho diferente não sai nada barato, além do tempo de espera ser grande. Quem quiser levar para casa uma esperta e tagarela Cacatua Alba, por exemplo, pagará em torno de 22 mil reais só pela ave, sem contar a gaiola, alimentação, entre outros, além de esperar pela época de postura de ovos, que vai de setembro a dezembro.

Renata Scarpa, sócia do pet shop Au Pet Store, localizado nos Jardins, em São Paulo, explica que a procura pelo pássaro é grande, muito embora exemplares de Marianinha e Ararajuba também sejam apreciados pela beleza e mansidão. “Cuidamos das aves na mamadeira desde pequenas, então, elas são bem mansas, mas é importante que o dono saiba das necessidades de cada animal.”

Primeira ninhada de King Charles Spainel do Brasil conta com quatro fêmeas - DivulgaçãoPrimeira ninhada de King Charles Spainel do Brasil conta com quatro fêmeas
Crédito: Divulgação

A empresária conta que para apartamentos, o ideal seriam aves pequenas como a Marianinha, que são silenciosas e mansas. O pássaro é vendido por cinco a sete mil reais já com o número de registro do Ibama. No caso da Cacatua Alba e a Ararajuba, apesar de sua beleza, não são indicadas para apartamentos, por serem maiores e principalmente, por “gritarem” com frequência.

Peludos e pelados

Exemplar de King Charles Spainel foi adquirido nos Estados Unidos pela criadora Solange Loiola - Exemplar de King Charles Spainel foi adquirido nos Estados Unidos pela criadora Solange Loiola
Crédito:

Para os que não abrem mão da companhia de um totó, mas estão em busca de algo raro, acaba de nascer no Brasil a primeira ninhada da raça King Charles Spaniel. De acordo com a criadora Solange Loiola, dona do Canil Kailas e responsável por importar dos Estados Unidos o casal de cães que gerou os quatro filhotinhos, trata-se de cachorros muito dóceis e brincalhões, ideais para crianças.

Vale lembrar que o cão não deve ser confundido com o Cavalier King Charles Spaniel, raça que surgiu depois do King Charles e que apresenta algumas diferenças, como o tamanho maior do focinho. Segundo a criadora, a ninhada tem apenas um mês, mas já há procura pelos filhotes, que custarão, em média, 4 mil reais com o pedigree.

Já para os que desejam algo ainda mais exótico, uma boa pedida são os cães da raça Chinese Crested Dog, também conhecido como Cão de Crista Chinês. O animal se caracteriza pela ausência quase total de pelos, que limitam-se na cabeça, nas patas e na ponta da cauda, chamado de “hairless”. Há ainda uma versão mais peludinha, chamada de powderpuff.

De acordo com Rochester de Oliveira, co-proprietário do canil Salatino e criador da raça, é de extrema importância que o dono conheça as necessidades do animal, independentemente da raça, antes de adquiri-lo. “O dono deve decidir se ele deseja passar os próximos 15 anos mais felizes ao lado do cão certo, ou os 15 anos mais problemáticos com o cão errado.”

Os chineses Crested Dogs são animais muito carinhosos, mas exigem cuidados especiais com a pele - DivulgaçãoOs chineses Crested Dogs são animais muito carinhosos, mas exigem cuidados especiais com a pele
Crédito: Divulgação

Os Chinese Crested Dogs são relativamente novos no Brasil, e apesar da aparência desprovida de beleza convencional, os bichinhos estão conquistando o coração de pessoas de todo o mundo. A empresária Márcia Becker é apaixonada pela raça e possui um casal, Safira e Snow. Ela os considera muito carinhosos e gostam de estar com a família. Mas o grupo de pelados não para por aí. Ela tem ainda Dande, um gatinho da raça Sphynx, outro xodó da casa.

Felinos e pelados

Segundo Renata Garcia, dona do Gatil Anges, assim como o Sphynx, existem duas outras raças de gatos pelados. O Sphynx é originário do Canadá e é fruto de genes recessivos. O animal é caracterizado por suas orelhas grandes e largas e uma cabeça triangular.

Os Don Sphynx, criados por Renata, por sua vez, apesar de também serem felinos sem pelos, são originários da Rússia, têm orelhas eretas e curtas. Finalmente, os Peterbald são gatos também originários da Rússia e são donos de um físico magro e elegante. Seu focinho é bem fino e alongado, ao contrário dos outros dois, que são mais curtos.

O Don Shynx é um dos exemplares de gatos sem pelos e pode custar até cinco mil reais - DivulgaçãoO Don Shynx é um dos exemplares de gatos sem pelos e pode custar até cinco mil reais
Crédito: Divulgação

A criadora explica ainda que o temperamento deles é bem semelhante, são muito dóceis e amorosos com o dono, como comprova Márcia Beker. “O Dande adora estar no colo, é também muito educado e obediente”, garante.

Vale lembrar que toda essa docilidade pode custar caro, além de merecer cuidados especiais. Um exemplar custa até cinco mil reais, e à exemplo do Chinese Crested Dog, os gatos pelados precisam de atenção com sua pele. “Uso protetor solar neles todos os dias para evitar problemas com o sol”, explica Márcia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments