Artigos

Bichos twitteiros no Brasil

Bichos twitteiros no Brasil - Arquivo PessoalBichos twitteiros no Brasil
Crédito: Arquivo Pessoal

As redes sociais conquistaram de vez boa parte da população brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, cerca de 84% da população com acesso à internet é usuária do Orkut e Facebook, além de mais recentemente, também do Twitter, microblog onde podem ser postadas mensagens curtas, de até 140 caracteres.

Mas não são apenas os humanos que andam twittando por aí. À exemplo do que ocorre nos EUA, onde o Twitter conquistou até mesmo os animais de companhia, com cerca de 69 mil perfis, chega a vez do Brasil mostrar que também tem pets twitteiros.

Esse é o caso do gato Theodoro Jones (@GatoTheo), Theo, para os íntimos. O adorável gatinho amarelo foi adotado em Porto Alegre (RS), e acaba de comemorar seu primeiro ano com o perfil no microblog. Ele conta com um número respeitável de seguidores, pouco mais de 1,8 mil, inclusive, pessoas e bichinhos de outros países.

A responsável por dar uma forcinha para o bichano na hora de fazer os tweets é a jornalista Adriana Schnell, a “mamis” do Theo. Ela explica um dos segredos para se tornar popular na rede. “Escrever em inglês é mais uma necessidade do que uma escolha, já que nosso objetivo é realmente fazer amizades com o mundo inteiro. Mas escrevemos bastante em português e, às vezes, em espanhol e em francês”. Dono de um comportamento tranquilo e carinhoso, o gatinho descreve em seu microblog situações de seu cotidiano, como suas visitas ao supermercado para comprar ração ou as interações com seus pais, avós e irmãos, Benjamin Salin (@GatoBenja) e Catarina, recém tirada das ruas de Porto Alegre.

Aliás, a influência do irmão mais velho fez com que o caçula, Ben, também já tenha uma conta no Twitter, bem mais modesta, no entanto. “A ideia é que o Ben seja mais malandro, como é o temperamento dele, em seus tweets. Mas o objetivo sempre é fazer amizades”, explica Adriana.

Cariocas na rede

Outro bichano que tem feito sucesso na web é o carioca Merlin Gatto Tull (@GattoTull), ou simplesmente Tull para os mais chegados. O bichinho tem oito anos e uma pelagem negra vibrante de dar inveja a qualquer um. Não é à toa que ele tem mais de 700 seguidores em seu microblog. E à exemplo de seu amigo Theo, ele também prefere twittar em inglês, já que assim, é mais democrático e consegue se comunicar com todo o mundo. Segundo sua dona, Dhyana Dhelomme, Tull é muito carinhoso e adora ficar fazendo pose pela casa. Outra das ocupações do felino é “atormentar” a vida da sua irmãzinha, a gata Morgana, com quem divide também um perfil no MySpace.

Gato Theo, o simpático gato amarelo, possui respeitáveis 1,8 mil seguidores no microblog - Arquivo PessoalGato Theo, o simpático gato amarelo, possui respeitáveis 1,8 mil seguidores no microblog
Crédito: Arquivo Pessoal

Longe de serem apenas os pets tradicionais a participarem do Twitter, recentemente, uma simpática capivara tem chamado atenção da imprensa internacional. Caplin Rous (@Caplin- ROUS), uma robusta capivara, moradora do estado do Texas, EUA, tem quase 3,5 mil seguidores. Para se ter uma ideia de sua popularidade, o nadador Michael Phelps, recordista de medalhas olímpicas, tem cerca de 2,23 mil seguidores, enquanto o ator Elijah Wood, protagonista do filme “O Senhor dos Anéis”, tem 2,11 mil seguidores.

E qual será o segredo de tanto sucesso? Sem dúvida, a docilidade e esperteza do animal ajudam. Em entrevista ao jornal “Los Angeles Times”, Melanie Typaldos, dona do roedor, contou que Caplin anda na coleira e sabe até fazer alguns truques. E para divulgar seu dia-a-dia, além do Twitter, a capivara administra seu próprio blog, onde publica notícias sobre o mundo dos roedores, sugere livros sobre o tema e posta imagens fofas de seus amigos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo