Artigos

Dicas de verão para o bem-estar de seu cachorro

Os animais não devem fazer passeios das 12h às 16h para evitar insolação e queimaduras - Flickr/ CC – Jesslee CuizonOs animais não devem fazer passeios das 12h às 16h para evitar insolação e queimaduras
Crédito: Flickr/ CC – Jesslee Cuizon

Em meados de dezembro, chega oficialmente o verão brasileiro, e com ele a promessa de muito sol e calor. Apesar da estação ser convidativa para passeios e viagens, alguns cuidados devem ser tomados com o bem-estar dos cães, com o objetivo de mantê-los felizes e saudáveis. Confira a seguir algumas dicas para prevenir os principais problemas da estação mais quente do ano.

Queimaduras

Os cães têm a sola das patas muito sensíveis, portanto, evite passear com os animais durante os horários mais quentes, entre às 12h e às 16h. Uma boa alternativa é caminhar com os pets no gramado para evitar queimaduras ou esperar até o fim da tarde ou de manhã para as atividades. Os animais de focinho rosado também precisam de protetor solar, bem como na ponta das orelhas.

Insolação

Os cães não transpiram da mesma forma que os humanos, dificultando para eles reduzirem sua temperatura corporal. Sua pelagem também aumenta a sensação de calor, facilitando quadros de insolação. Para evitar o problema o ideal é manter os animais dentro de casa com o ventilador ou ar condicionado ligado, além de tosá-los e dar banhos mais frequentes.

Pulgas e carrapatos

A população de insetos tende a aumentar durante o verão devido ao calor e humidade. Portanto, as chances de seu cão ou gato acabar infestado são maiores. Vale a pena investir em coleiras antipulgas ou medicação específica ministrada por um médico veterinário. Isso porque as pragas podem levar a problemas mais graves como alergias, viroses e anemia.

Desidratação

A água é fundamental para todo ser vivo e não poderia ser diferente para os animais de estimação. No verão, especialmente, a água deve ser oferecida sempre fresca, sendo trocada no potinho do pet no mínimo, três vezes ao dia. Caso o dono tenha condições é aconselhável a compra de um bebedouro que mantenha a água sempre circulando. O produto é recomendado, principalmente, para os gatos, que tendem a ser mais resistentes a água parada para beber.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments