Artigos

Bettas: peixinhos bons de briga

Quando se fala em bicho de estimação, qual é o primeiro animal que vem à sua cabeça? Cão? Gato? Pois saiba que, cada vez mais, os brasileiros têm escolhido os peixinhos Bettas como seus companheiros.

Práticos, resistentes e com baixo custo de manutenção, os Bettas são ótimas opções para donos de primeira viagem e também para a garotada. Conhecidos como “peixes de briga”, estes pequenos e coloridos peixinhos têm esta fama por serem muito territorialistas e por precisarem ser criados separadamente.

Segundo o biólogo Paulo Machado, da Megazoo, fabricante de alimentos para peixes, os Bettas são animais extremamente dóceis e fáceis de criar. “Ao mesmo tempo em que são rústicos, são também tão mansos que alguns chegam até a comer na mão de seu criador”.

O especialista alerta, no entanto, que antes de escolher os Bettas como pets, é preciso ter em mente sua responsabilidade de cuidar de um ser vivo, exatamente como no caso de cães, gatos, hamsters e tantos outros bichinhos. “Mesmo um peixe, apesar de pequeno e de seu preço acessível, exige cuidados, como a manutenção do aquário e uma alimentação de qualidade”.

O biólogo conta ainda que o ideal é manter o Betta em um aquário longe do sol, com capacidade superior a um litro de água.

Aquário pequeno demais, nem pensar
Quando você escolhe um aquário com capacidade inferior a um litro de água, a quantidade de amônia acaba ficando muito concentrada em menos de 24 horas. A longo prazo, isso pode ocasionar a morte de seu peixinho. “Quando entram em contato com a amônia, os Bettas desbotam e suas nadadeiras e guelras ficam comprometidas”, diz o biólogo.

O aquário precisa ainda de um sistema de filtragem para facilitar a higienização do espaço. “Com o filtro, o dono precisa trocar somente um terço da água a cada 15 dias. Sem o aparelho, a troca deve ser total duas vezes por semana, acertando os níveis de pH da água com produtos específicos, como condicionadores”. Paulo indica também o uso de cascalho ou areia no fundo do aquário, que servem de substrato para colonização de bactérias redutoras da amônia.

No quesito alimentação, é importante escolher a ração com cuidado e com a ajuda de um profissional, já que os pequeninos são peixes carnívoros. “Os Bettas precisam de uma nutrição com um teor protéico alto, porém, devido ao seu intestino pequeno, a passagem do bolo alimentar é mais rápida, daí a necessidade de um alimento que possa ser aproveitado 100%”, explica Paulo.

Fique de olho também, pois alguns produtos ingeridos pelos peixes podem alterar significativamente suas cores. Já existe no mercado um alimento específico para Bettas de colocação escura e outro para peixes de tonalidade vermelha e dourada, o que garante cores mais vibrantes e duradouras.

Práticos também para a criançada
O biólogo Paulo Machado explica que, apesar dos cuidados com limpeza e alimentação, o Betta ainda é uma excelente opção para os donos “estreantes” e para as crianças. “O tempo gasto com a manutenção do aquário é muito inferior ao dedicado a um cachorro ou gato, por exemplo, e os gastos também são muito menores. Um pote de 15 g de ração da Megazoo específica para Bettas custa a partir de R$ 10,90 e dura meses”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo