Espécie Arara Vermelha de Asa Verde

A Arara Vermelha de Asa Verde é a segunda maior da espécie, tendo como principais características sua plumagem vermelha na região da cabeça, pescoço e rabo. Já o rosto é branco. Bastante dócil, a ave apresenta três camadas de penas em cada asa, sendo a primeira e a terceira de cor azul e a segunda de cor verde.

De fácil convívio, a Arara vermelha de asa verde, assim como todos da família Psitacidae, tem facilidade para imitar a voz de seres humanos. Muito dependente, o animal pode apresentar perturbações de comportamento se não receber a atenção necessária.

Para diferenciar o sexo da ave, deve-se analisar o bico, que nos machos são mais compridos e estreitos. As fêmeas são geralmente menores também. Apesar de serem excelentes voadores, os pássaros preferem fazer acrobacias e trepar em galhos.

Ficha Técnica

Nome Popular: Arara Vermelha de Asa Verde
Nome Científico: Ara chloroptera
Distribuição: América do Sul
Família: Psitacidae
Tamanho: de 85 a 90 cm
Cores: uma mistura de vermelho na cabeça, enquanto o pescoço e o rabo são verdes, enquanto a barriga e o peito são amarelos e azuis. Ao redor dos olhos, um branco intenso.
Tempo de Vida: até os 60 anos aproximadamente

Histórico

Esta espécie de Arara é originária das regiões setentrionais da América do Sul. As aves são da família Psittacidae, também conhecidas como pássaros de bico torto. Esse grupo de animais também é comum na África e Austrália e possui mais de 300 espécies.

Acredita-se que a primeira importação de psitacídeos no mundo tenha sido feita pela Europa em 327 a.C., quando um soldado do exército de Alexandre, o Grande, chamado Oneskritosde, resolveu levar para a Grécia algumas aves como lembrança, em seu retorno, após a campanha na Índia contra os Persas.

Quanto à Arara Vermelha, sabe-se que ela foi uma das primeiras trocas feitas entre os índios brasileiros e Pedro Álvares Cabral, causando grande frisson na sociedade européia.

Cuidados e Dicas

A gaiola para sua criação em cativeiro deve ser ampla o bastante para que as aves possam abrir suas asas livremente. O espaço deve ser alto o suficiente para que a cauda do animal não toque o chão.

A alimentação da ave pode ser feita tanto com ração própria para araras quanto com frutas e sementes.

As Araras Vermelhas são muito sensíveis a verminoses, especialmente a Capilariose, transmitida por excrementos de aves, por isso, deve-se fazer exames periódicos de fezes e manter o viveiro limpo.

Curiosidades

As Araras Vermelhas gostam muito de tomar banho frequentemente, principalmente nos dias quentes, e apreciam serem borrifadas com um jato de água ultrafino.

A ave afeiçoa-se rapidamente ao seu dono, mas com estranhos, mostra-se arredia e, às vezes, até agressiva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo