Espécie Cordonbleu

De temperamento muito ativo, o Cordonbleu, ou simplesmente Faisão azul, é originário da África não sendo encontrado solto na natureza brasileira. De fácil criação, o pássaro é sociável e se dá bem com outras espécies, com exceção à época de acasalamento.

Muito ativo, o animal procria com certa facilidade, contanto que sua alimentação esteja equilibrada. É aconselhável ainda, manter apenas um casal da espécie por viveiro, uma vez que o macho pode ficar agressivo e intimidado. Além da ração própria para pássaros tropicais, deve-se dar insetos, como as larvas de tenébrio, sementes, como o alpiste, painço e senha, e ainda verduras, tais como o almeirão, chicória e escarola.

Ficha Técnica

Nome Popular: Cordonbleu, Faisão azul
Nome Científico: Uraeginthus bengalus
Distribuição: África
Família: Estrildidae
Tamanho: 11 cm aproximadamente
Cores: O topo da cabeça e costas são amarronzados enquanto o peito e a região do rosto são azuis e as bochechas vermelhas. Nas fêmeas, além de não existir a bochecha vermelha, o azul da plumagem é mais claro.
Tempo de Vida: de 10 a 12 anos

Histórico

Este belo e simpático pássaro é originário do continente africano e não pode ser encontrado na natureza brasileira. Ele é da família Estrildidae e atende pelo nome científico Uraeginthus bengalus. O animal pode ser visto em seu habitat natural desde o Senegal ao Mar Vermelho, e ainda junto ao sul do Zimbábue. Nessas regiões, o Cordonbleu vive em pequenos grupos e muito próximo às vilas, a até mesmo dentro delas.

Cuidados e Dicas

Sua alimentação deve ser a base de uma mistura de sementes para aves tropicais de pequeno porte, além de um complemento de sementes e milho. As aves também apreciam comer pequenos pedaços de legumes e frutas.

A banheira com água para o banho, e outro pote com água fresca para beber são indispensáveis no viveiro ou gaiola. Os potes devem ser lavados todos os dias e colocados em um local protegido, onde não caiam fezes.

Curiosidades

A fêmea costuma botar de quatro a cinco ovos brancos por gestação, sendo que ao final de 14 dias de incubação, nascem os filhotes.

Cordonbleu em francês significa cordão azul, nome apropriado para um pássaro dono de uma plumagem azul tão brilhante.

Artigo AnteriorPróximo Artigo