Espécie Periquito Maracanã

Esta simpática e adorável ave é muito comum no Brasil e gosta de viver em grandes grupos quando se encontra em seu habitat natural. Eles são facilmente vistos tanto em florestas quanto em cidades, escolhendo tocos de árvores, paredes ocas e até telhados para moradia. Muito apegados uns aos outros, até na hora de dormir procuram estar juntos.

Quando estão na época de gestação, no entanto, são discretos e só saem de seu lar à noite e em silêncio, para não chamar a atenção. Nesta época, os casais se isolam para criar seus filhotes, e a exemplo dos demais de sua espécie, botam os ovos direto no subsolo, sem a necessidade de ninhos, seja em cativeiro ou livres. Vale lembrar também que não há diferenciação entre os sexos aparente. Apenas um médico veterinário, por meio de exames de DNA pode dispor da informação.

Ficha Técnica

Nome Popular: Periquito Maracanã, Aratinga Maracanã, Aratinga-de-bando, Maricatã, Maritaca
Nome Científico:Aratinga leucophthalma
Distribuição: América Latina
Família: Psittacidae
Tamanho: 30 a 32 cm
Cores: plumagem verde-bandeira com pequenas manchas vermelhas no pescoço e nas asas
Tempo de Vida: até 30 anos se bem cuidado

Histórico

A ave é originária da América Latina e recebeu seu nome científico (Aratinga leucophthalma) do zoólogo alemão Philipp Ludwig Statius Müller, em 1776. A ave pode ser encontrada tanto em florestas, quanto nas cidades, contanto que o clima seja quente ou temperado.

Uma das principais características de animais desta família é o bico encurvado, uma adaptação à alimentação, que é a base de sementes. Apesar de exemplares de psittaciformes serem encontrados em praticamente todo o globo terrestre, a Oceania, América Central e América do Sul são os locais onde são encontrados em abundância.

Cuidados e Dicas

A alimentação da ave deve ser a mais parecida possível com aquela mantida quando na natureza, ou seja, com sementes, frutos, nozes e insetos. Recomenda-se ainda servir ração comercial específica para papagaios.

Trata-se de uma das aves que mais sofrem com o tráfico ilegal de animais, portanto, o futuro dono deve obter um exemplar apenas de um local autorizado.

Curiosidades

A fêmea bota de 3 a 4 ovos por gestação, que demoram cerca de 26 dias para eclodirem.

Quando filhotes ou jovens, as aves não apresentam penas vermelhas, sendo inteiramente verdes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo