Raça Azawakh

De temperamento forte, o Azawakh costuma escolher de quem irá gostar ou não. Reservado, é um cachorro de espírito independente, muito semelhante ao gato. Por isso recomenda-se donos experientes para conseguir domar o cachorro de gênio forte e voluntarioso.

Nem pense em criar um Azawakh dentro de um apartamento. Cão rústico e preparado para caçar gazelas, ele precisa de muito espaço para correr e saltar. Apesar da aparência física frágil e delicada, o cão de Mali é forte e resistente.

Ficha Técnica

Origem: Mali
Utilização: caça e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo curto, rente e fino
Cores: fulvo. O Azawakh apresenta a cor branca no peito, e na ponta da cauda, e nas patas, formando uma espécie de luva longa e meia curta. Pode ou não trazer máscara preta no rosto
Temperamento: afetuoso, independente, alerta e carinhoso

Histórico

Acredita-se que este cão acompanha os tuaregues (grupo étnico, da região do Saara) há mais de um milênio, e que ele leva o nome do seu local de origem, o Vale do Azawakh, próximo a fronteira de Mali.

O ágil caçador de gazelas chegou a Europa apenas em 1970, na antiga Iugoslávia.

Sua popularidade ainda é crescente, contando apenas com poucos exemplares nos Estados Unidos e na Europa.

Cuidados e Dicas

Apesar de porte grande, o Azawakh não tem predisposição para apresentar displasia coxo-femural, doença que costuma acometer cães dessa categoria.

Vale lembrar que, assim como os Galgos, o Azawakh é mais sensível a anestésicos.

Curiosidades

Seu físico – esbelto, com pernas longas e leve – propicia corridas de longas distâncias em busca de lebres e gazelas. Segundo especialistas da raça, o Azawakh pode correr por até 6h seguidas atrás de sua presa, e atingir 64 quilômetros por hora.

Artigo AnteriorPróximo Artigo