Raça Basset Hound

Ele é pequeno e baixinho, com grandes olhos tristes, enormes orelhas caídas e dobras formadas por excesso de pele. Apesar da aparência melancólica, o Basset Hound é um cão alegre e brincalhão que convive muito bem com outros animais e crianças.

Muito apegado ao dono, a raça não é recomendada para pessoas que não dispõem de tempo e atenção. Um pouco preguiçoso, o Basset Hound tende a ser obeso, necessitando de boas caminhadas e atividades físicas para manter a forma.

Esperto, o animal não obedece comandos facilmente. Em muitos casos, apenas executa ordens quando sabe que ganhará alguma recompensa.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: caça
Porte: pequeno
Pelagem: pelo curto
Cores: tricolor (Preto, marrom e branco) ou bicolores (marrom e preto ou preto e branco)
Temperamento: calmo, sensível, companheiro e preguiçoso

Histórico

O Basset Hound surgiu na França, no início do século 19. O nome deriva da palavra francesa ‘bas’, que significa baixo. Resultado do cruzamento entre Bloodhound e Beagle, o cão começou a ser exportado para a Inglaterra em 1866. Os norte-americanos também não resistiram ao olhar tristonho do cão, que chegou aos Estados Unidos entre 1883 e 1884.

Cuidados e Dicas

Por ser preguiçoso, o Basset tem tendência a obesidade. Caminhadas são bem-vindas. As enormes orelhas também exigem cuidados. Devem ser limpas pelo menos uma vez por semana para evitar otite e infecções por acúmulo de sujeira. Os que apresentam pálpebra caída podem desenvolver úlceras e infecções.

Curiosidades

O Basset Hound só deixa a preguiça de lado na hora de caçar. A persistência e o faro apuradíssimo conquistaram o respeito de muitos caçadores. Carente, o Basset costuma murmurar exigindo atenção, e late para pedir algo ou reclamar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo