Raça Buldogue Campeiro

O Buldogue Campeiro tem como ancestral direto o Buldogue Inglês Antigo e era utilizado até pouco tempo em matadouros de gado e fazendas no sul do Brasil. O animal servia ainda como pastor e para derrubar um boi desgarrado.

Dono de força e agilidade, o cão é extremamente versátil, além de ser muito fiel. Adaptável, é um animal que late pouco, é tranquilo, desconfiado e ciumento, por isso, não deve ser criado com outros bichos de estimação.

De cabeça larga e corpo musculoso, o cachorro possui focinho curto e orelhas médias dobradas para baixo. Tem o peito largo e aberto, além de cauda geralmente curta. Caso não nasça assim, o dono deve cortá-la para se enquadrar no padrão da raça.

Ficha Técnica

Origem: Brasil
Utilização: caça, guarda, alerta
Porte: médio
Pelagem: pelo curto e liso
Cores: todas as cores são aceitas
Temperamento: desconfiado, ciumento e corajoso

Histórico

O Buldogue Campeiro tem sua origem nos Buldogues que vieram para o Brasil trazidos pelos imigrantes europeus. Devido à forte presença da criação de bovinos na região sul do País, o animal era muito utilizado para capturar o gado que fugia das fazendas.

Cuidados e Dicas

O Buldogue Campeiro é um cão extremamente rústico e saudável que não apresenta problemas comuns ao Bulldog Inglês, seu ancestral. Escovações frequentes são necessárias para retirar os pelos mortos.

Curiosidades

Apesar de no passado perseguir o gado nos matadouros, o cão apresenta fácil convívio com as crianças e obedece fielmente seu dono.

Podem pesar de 35 a 45 a kg e medir de 48 a 58 cm.

Artigo AnteriorPróximo Artigo