Raça Cocker Spaniel Americano

Por ser pequeno, o Cocker Spaniel Americano pode viver tranquilamente em um apartamento, desde que seja levado para passeios, longas caminhadas e brincadeiras com frequência. Apesar da aparência delicada e até meio ‘metida’, o Cocker destaca-se em competições como o agility, graças ao seu tamanho e agilidade.

Muito brincalhão, o cachorro costuma ser sociável com pessoas estranhas, e convive bem com outros cães. Carinhoso e muito afetuoso, não se intimida na hora de pedir carinho. Sua pelagem densa e macia não o impede de ser um bom caçador.

Ficha Técnica

Origem: Estados Unidos
Utilização: levantador de caça
Porte: pequeno
Pelagem: pelos curtos e finos na cabeça, de tamanho médio no tronco, com subpelos para proteger. Abdômen, peito, orelhas e pernas com franjas. Pelagem sedosa, lisa ou levemente ondulada
Cores: preto uniforme, preto com marcação castanha. Uma pequena mancha branca no peito e/ou garganta é admitido. Cães de qualquer cor, exceto preto e qualquer cor com marcação castanha encaixa-se na classificação ASCOB (Any Solid Color Other than Black). A cor deve ser uniforme, e pode apresentar nuances ligeiramente mais claras nas franjas. A variedade particolor traz duas ou mais cores definidas, uma das quais deverá ser necessariamente branca. Já a marcação castanha, pode variar do creme claro ao vermelho mais escuro, e fica restrita ao máximo de 10% da cor do exemplar
Temperamento: alegre, ativo, dócil e afetuoso

Histórico

Não há dúvidas em relação a sua origem. O Cocker Spaniel Americano descende de exemplares importados da Inglaterra. Os primeiros animais chegaram à América junto com os primeiros imigrantes ingleses. As modificações da raça aconteceram no século 20, quando criadores norte-americanos e canadenses decidiram aprimorar o cachorro inglês. Eles queriam aperfeiçoar a raça, desenvolvendo um exemplar mais leve, com bom temperamento, mais alegre, olhos mais arredondados, entre outros atributos.

A raça Cocker Spaniel Americano foi oficialmente reconhecida em 1945.

Cuidados e Dicas

Além do pelo que merece cuidados, é preciso ficar atento para algumas doenças que podem acometer o Cocker Spaniel Americano, como epilepsia, otites, glaucoma e catarata.

Curiosidades

Desenvolvido para atuar na caça em pântanos, o Americano é menor que seu parente inglês, para facilitar o seu transporte em barcos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo