Raça Galgo Espanhol

De temperamento tímido e independente, o Galgo Espanhol descende dos antigos Galgos Asiáticos e necessita de bastante espaço para se exercitar. Um tanto quanto distante, por vezes, pode apresentar-se um pouco mau-humorado.

Também conhecido como Galgo de Ibiza, o animal possui porte grade, podendo medir de 62 a 70 cm e pesar até 22 kg. Possui uma cabeça longa e estreita e um corpo musculoso e bem desenvolvido. Suas orelhas são pequenas e voltadas para trás.

Ficha Técnica

Origem: Espanha
Utilização: caça, companhia
Porte: grande
Pelagem: apresenta duas variações de pelagem: pelo curto, denso e fino, enquanto no semilongo o pelo é duro, podendo formar “barba” e “sobrancelhas” no animal
Cores: as mais comuns são castanho-claro rajado com tons mais escuros; preto, pintado em tons de preto, canela, amarelo, vermelho e branco
Temperamento: tímido, independente e fiel

Histórico

Acredita-se que o Galgo Espanhol seja conhecido desde a Idade Antiga pelos Romanos e era utilizado como caçador de lebres. Durante os séculos 16 a 18, o animal foi exportado em grande escala para países como a Irlanda e Inglaterra. Após alguns cruzamentos com o Galgo Inglês, obteve-se o Espanhol, um exemplar com características próprias da raça.

Há quem defenda também que a imagem do animal tenha sido gravada no túmulo do faraó Hemako, entre 3100 e 2700 a.C. O fato indica que a história da raça pode ser muito mais antiga do que se imagina.

Cuidados e Dicas

Por ser tímido e reservado, o cão não é muito fã de brincadeiras e demonstrações de afeto, portanto, o dono deve orientar crianças e visitas mais descuidadas a não contrariar o animal.

Por necessitar de atividades físicas diárias, o ideal é criar o Galgo Espanhol em uma casa com quintal, mas ele pode se adaptar também em apartamentos.

Muito resistente e fácil de cuidar, necessita apenas de uma boa escovação nos pelos semanalmente.

Curiosidades

Apesar da história do animal ser bem antiga, a raça foi reconhecida apenas em 1983 pela Fédération Cynologique Internationale (Federação Internacional de Cinologia).

Artigo AnteriorPróximo Artigo