Raça Sussex Spaniel

Trata-se de ma raça de caça originária da Inglaterra que mede entre 33 e 40 cm de altura e pesa entre 16 e 23 kg. A pelagem é lisa, ligeiramente ondulada na parte das orelhas, e farta nos membros e na cauda.

A cabeça é bem larga, arredondada entre as orelhas e a sombrancelha enrugada dá um aspecto gentil e às vezes triste ao animal. O corpo é comprido e musculoso, com ossos bem grandes para um cachorro de pernas curtas.

Ficha Técnica

Origem: Inglaterra
Utilização: caça e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo farto e levemente ondulado
Cores: tom de fígado dourado rico e ouro
Temperamento: teimoso

Histórico

O nome Sussex é uma referência tanto ao condado inglês de onde o animal veio quanto o sobrenome de um dos criadores da raça, o conde Rosehill Sussex. A origem do animal remonta ao século 17, quando o Conde de Sussex desenvolveu a raça para a caça de perdizes e faisões no terreno irregular de sua propriedade.

O animal foi reconhecido oficialmente na Inglaterra em 1895, enquanto na década de 30 já podia ser encontrado também nos Estados Unidos. A população dessa raça diminuiu consideravelmente durante a Segunda Guerra Mundial e apenas não entrou em extinção devido à dedicação de cinco criadores, um na Inglaterra e quatro nos EUA. Apenas na década de 70 o animal começou a ser criado de forma intensiva.

Cuidados e Dicas

É uma animal de personalidade forte com uma certa dose de teimosia, que necessita de um treinamento insistente e contínuo. Apesar de um pouco barulhentos, costumam se dar bem com estranhos e gostam muito de brincar. São bons cães para crianças.

Os filhotes de Sussex Spaniel crescem um pouco mais devagar que outras raças e demoram para atingir estágios de desenvolvimento como se arrastar e andar. É uma raça sem muitos problemas de saúde, com expectativa de vida entre 12 e 14 anos. No entanto, possuem certa propensão a desenvolver tumores de coração, além de hipertrofia do músculo cardíaco e carcinomas.

Curiosidades

Em 2009, um Sussex Spaniard chamado Stump foi o primeiro de sua raça a vencer o renomado Westminster Kennel Club Dog Show, famosa competição entre raças que ocorre em Nova Iorque. Aos dez anos de idade, Stump também se tornou o mais velho cão a levar o título em toda a história do evento, que acontece desde 1877.

Artigo AnteriorPróximo Artigo