Colunas

9 cuidados com seu cão na hora do passeio

27/05/2015

Caminhar é sempre motivo de alegria, mas vale a pena checar estes itens antes de sair por aí!

A hora do passeio é a mais feliz para um cão, pois além de ele fazer suas necessidades, ainda aproveita para se socializar, desestressar e se divertir.

passeando-com-cachorros

Mas você sabe com o que deve preocupar durante um passeio?

Aqui estão os nove itens que você ou seu passeador deverão sempre ficar atentos:

  1. Qual o grau de energia de seu cão: Cachorros muito ativos precisaram de uma caminhada mais longa e intensa para que possam gastar a energia, porém temos que nos preocupar em dobro com os cães com baixa atividade, já que poderão ser idosos, ou de raças que não aguentam uma caminhada tão intensa.
  2. Tempo de caminhada: cuidado, se seu cão não caminha muito tempo e de repente você resolve que ele precisa caminhar muito. Todo animal precisa de um preparo, assim como nós, começar com caminhadas curtas e, aos poucos, ir aumentando é o ideal.
  3. Escolha o horário certo: procure sair com seu cão nos horários de sol mais leve. Evite passear entre 10h e 16h, quando – no verão – o sol aquece muito o asfalto, podendo causar queimaduras graves nas patinhas do seu amigo.
  4. Hidratação e proteção solar! Fique de olho no comportamento do seu cão. Ofereça pausas para um pouco de água, levando sempre uma garrafinha com você. Também não se esqueça de protegê-lo do sol, no caso dos animais de pelos claros. Pergunte ao seu veterinário sobre os filtros solares mais indicados ao seu cão.
  5. Atente-se a outros animais na rua, assim como pessoas e crianças: enquanto você caminha com seu cão, sua atenção deve estar voltada a ele e aos demais que passam por você. Nunca saberemos quando o cão irá estranhar algo ou alguém, assim como também não sabemos se chegará algum animal perto que possa estranhá-lo. Ficar atento a tudo a sua volta e às reações de seu cão é extremamente importante.
  6. Raças que precisam de focinheira: para algumas raças como o pit bull, por exemplo, é obrigatório o uso de focinheira. Cuidado na escolha do acessório, que deve deixar a boca do animal abrir para colocar a língua para fora. Focinheiras que fecham por completo a boca do cão não são para caminhadas, e sim para contenção em procedimentos veterinários.
  7. Cuidados com a saúde do seu cão: sempre monitore a saúde do seu cão como rotina, porém cães que passeiam deverão receber cuidados ainda mais especiais quando em relação aos vermífugos, vacinas e antipulgas. Sempre esteja com tudo isso em dia.
  8. Coleiras: saber escolher a coleira certa para seu cão é muito importante, não escolha pela beleza, e sim pela funcionalidade. Cães que puxam demais não podem usar peitorais, assim como cães que com problemas de coluna não devem usar as de pescoço. Peça a orientação do veterinário para ajudar nessa escolha correta.
  9. Ele está feliz? O passeio serve para deixar seu cão feliz e voltar para casa mais tranquilo. Aproveite esse momento para desestressar também, e fazer um bom exercício!

Sobre o autor

Andressa Gontijo Andressa Gontijo Andressa Gontijo é médica veterinária do My Pet's Nanny, empresa especializada em serviços de petsitter ( www.mypetsnanny.com.br ).
Voltar | Topo
Comentários

você e a PetMag

A PetMag é um portal produzido com muito orgulho pela equipe da Citrus7. Aproveite e conheça o nosso trabalho! Citrus7