Raça Burmilla

Fruto do cruzamento acidental entre um Burmês Lilás e um Persa Chinchila Silver, este gato de porte majestoso é ideal para lugares pequenos, devido à sua fácil adaptação. Trata-se de um animal de pelagem curta, densa e sedosa. Sua característica mais marcante é o belo e exótico sombreado de seus pelos.

De porte médio, o felino macho é ligeiramente maior e mais pesado que a fêmea, mas apresenta os mesmos aspectos físicos. Suas pernas são longas e esbeltas, enquanto os pés são ovais e pequenos. A cabeça é angular e o focinho alongado e com a mesma quebra característica do Burmês.

Ficha Técnica

Origem: Reino Unido
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, denso e com subpelo um pouco mais denso que o do Burmês
Cores: pelagem branco prateado ou branco puro com marcações tartaruga ou sombras em preto, cinza, castanho, vermelho, lilás ou creme
Temperamento: curioso, sociável, brincalhão

Histórico

O Burmilla é fruto do cruzamento acidental entre um Burmês lilás e um Persa Chinchila Silver, realizado em 1981. Os filhotes saíram com uma pelagem em tons prateados únicos, o que levou a Cat Association da Grã-Bretanha a oficializar o programa de criação e os padrões da nova raça já em 1983.

Embora ainda não seja aceito em todas as confederações felinas, o Burmilla é reconhecido pela FIFe (Fédération Internationale Féline).

Cuidados e Dicas

O gato deve ser penteado com uma escova de borracha para a retirada dos pelos soltos

O Burmilla é bastante saudável, e apesar de não ter relevante incidência na raça, é importante estar atento a problemas renais, bastante frequentes nos Persas, os quais descende.

O pelo deve ser escovado regularmente.

Curiosidades

O gato foi o responsável pela origem do grupo de felinos domésticos asiáticos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo