Espécie Abelhinha

Basta bater o olho em um Abelhinha para saber de onde veio o seu nome. A combinação de preto com listras amarelas, o tamanho pequeno e o temperamento por vezes agressivo, tornam o animal uma perfeita “versão aquática” das abelhas encontradas em terra firme.

É um peixe popular entre os aquaristas devido às belas cores e relativa facilidade para se cuidar. Existe alguma controvérsia entre os ictiologistas sobre a posição do animal no gênero Brachygobius, uma vez que ele apresenta características próximas do gênero Hypogymnogobius.

Ficha Técnica

Nome popular: Abelhinha
Nome científico: Brachygobius xanthozona
Origem: Bórneu e Sumatra
Sociabilidade: sozinho
Comportamento: territorial
pH: 7.4
Temperatura: 27ºC
Tamanho adulto: 5 cm
Tamanho do aquário: 60 L

Cuidados e Dicas

Apesar do tamanho, ele pode se mostrar bastante agressivo com outros peixes. Por isso é recomendado que ele seja colocado em um aquário grande e variado, com muitas tocas e plantas para se esconder. Não é raro um Abelhinha escolher uma toca favorita e ficar horas e horas descansando no seu “quarto”.

A condição ideal da água é de 27ºC e levemente salobra. É possível criá-lo em água doce, mas não é recomendado, uma vez que o animal se torna mais suscetível a doenças e o seu desenvolvimento pode ficar comprometido.

Reprodução

A reprodução do Abelhinha não é difícil, se certos cuidados forem tomados. As cores do macho são mais fortes que as da fêmea e ele também é mais magro que a parceira. O casal fica mais agressivo durante o período de acasalamento e deve ser colocado em um aquário só para os dois, com temperatura de 26ºC e pH neutro.

Em determinado momento, a fêmea deve desovar cerca de 300 óvulos, que serão fertilizados pelo marido. A fêmea deve então ser retirada do aquário para que o macho tome conta dos ovos, que devem eclodir depois de 48 horas.

Curiosidades

Além das cores fortes, uma das características mais marcantes da espécie é a capacidade de grudar em superfícies com sua nadadeira pélvica, que funciona como um disco adesivo em sua barriga.

Artigo AnteriorPróximo Artigo