Espécie Acará Jóia

Um animal resistente e de fácil reprodução. Diferente dos outros peixes conhecidos como “Acará”, que são brasileiros, o Acará Jóia é nativo de rios e canais lamacentos do oeste e nordeste da África.

O peixe se tornou uma espécie muito difundida entre os entusiastas do aquarismo devido à sua resistência a condições adversas.

Ficha Técnica

Nome popular: Acará Jóia
Nome científico: Hemichromis bimaculatus
Origem: África
Sociabilidade: sozinho ou casal
Comportamento: territorial e agressivo
pH: 7
Temperatura: 22ºC
Tamanho adulto: 13 cm
Tamanho do aquário: 200 L

Cuidados e Dicas

Alguns aquaristas veteranos chegam a dizer que “só se mata um Acará Jóia pisando em cima dele”. Mesmo sendo uma afirmação um tanto exagerada, os “durões” suportam sem maiores dificuldades grandes variações de temperatura e pH.

Por ser agressivo, recomenda-se deixá-lo em um aquário separado ou com peixes de tamanho e temperamento semelhante. Eles costumam desdenhar outros peixes quando possuem integrantes de sua espécie e formam casais monogâmicos.

Reprodução

A reprodução do Acará Jóia é simples, mas é recomendado que os peixes fiquem em um aquário separado pois o casal pode se tornar ainda mais agressivo. Após a fecundação, os pais devotam muito cuidado aos ovos, chegando a abaná-los com as nadadeiras para evitar a formação de fungos e auxiliar a oxigenação.

Curiosidades

A coloração do casal fica mais intensa e bela durante o período de reprodução, ganhando tons avermelhados. O peixe também é conhecido simplesmente como peixe-jóia tanto no Brasil quanto no exterior.

Artigo AnteriorPróximo Artigo