Espécie Baiacú Biocelatus

Trata-se de um peixe com padrões circulares muito exóticos que são garantia de dar mais alegria e cor ao tanque. Por trás da aparência colorida e rechonchuda, no entanto, está um peixe muito agressivo e territorial, especialmente com companheiros da mesma espécie.

É um peixe que pode se adaptar bem em um aquário plantado e bem eclético com relação à sua alimentação, comendo camarão brine, bloodworms e caramujos indesejáveis sempre que possível.

Ficha Técnica

Nome popular: Baiacú Biocelatus, Baiacú “Figure 8”
Nome científico: Tetraodon biocellatus
Origem: Indochina, Malásia e Indonésia
Sociabilidade: sozinho ou grupo
Comportamento: agressivo, territorial
pH: 8.0
Temperatura: 26ºC
Tamanho adulto: 8 cm
Tamanho do aquário: 45 L

Cuidados e Dicas

Colocar mais de um Baiacú Biocelatus em um tanque é garantia de problemas. Ele também tem o costume de mordiscar as caudas de peixes lentos e de atazanar os menores. É um animal considerado de nível intermediário, pois apesar de ser razoavelmente resistente pode ser agressivo com outros peixes.

Reprodução

A reprodução em cativeiro é praticamente inexistente. Além disso, até mesmo para especialistas, é praticamente impossível determinar o sexo visualmente. As únicas maneiras são por meio de uma dissecação ou quando a fêmea solta ovos, o que é muito raro de acontecer fora do seu habitat natural.

Curiosidades

Um desafio apresentado pelo Baiacú Biocelatus ao aquarista é que o animal modifica o seu padrão de comportamento durante o desenvolvimento. Quando pequeno, o peixe faz como muitos animais menores e se junta em grandes cardumes para afastar predadores. No entanto, conforme o baiacú se torna adulto, ele adquire hábitos solitários e territorialistas condizentes com o seu papel de predador.

Artigo AnteriorPróximo Artigo