Espécie Colisa Lália

A Colisa é presença obrigatória em qualquer loja especializada. São bons peixes para iniciantes. Costumam ser comportados com peixes menores, mas os machos costumam se estranhar, a menos que o aquário seja bem grande.

Apesar da Colisa Lália ser de longe a mais comum nas lojas, outras variações estão se tornando mais comuns, como a Colisa Lália Sangue, que possui um intenso vermelho, e a Colisa Cobalto, dona de um tom azul único e fascinante.

Ficha Técnica

Nome popular: Colisa Lália
Nome científico: Colisa Lália
Origem: Índia
Sociabilidade: casal
Comportamento: pacífico
pH: 7
Temperatura: 25ºC
Tamanho adulto: 6 cm
Tamanho do aquário: 50L

Cuidados e Dicas

As Colisas conseguem respirar ar atmosférico devido à presença do órgão labirinto, por isso podem habitar águas pouco oxigenadas. Esse peixe aprecia um tanque densamente plantado, podendo se tornar tensas e ariscas em aquários muito vazios.

O pH pode ter uma considerável variação (de 6,5 a 7,5), tornando as Colisas um peixe versátil para dividir um aquário com diversas espécies. Um pH levemente ácido, no entanto, facilita o desenvolvimento de uma coloração mais intensa. A temperatura deve ficar em torno de 26ºC.

Reprodução

O casal deve ser separado para outro tanque para a reprodução, com no mínimo 20L. O macho deve construir uma espécie de “ninho de bolhas”, daí a necessidade de plantas de superfícies, para manter a consistência do ninho

O macho vai perseguir a fêmea que, devido aos “abraços” do macho, deve soltar ovos que vão sendo fertilizados pelo companheiro. Ele deve então levar os ovos com a boca e os acomodar no ninho. A fêmea deve então ser retirada enquanto o pai cuida da ninhada.

Curiosidades

As Colisas possuem duas antenas debaixo da boca que usam para encostar em seus companheiros de aquário, assim como para namorar e intimidar adversários.

Artigo AnteriorPróximo Artigo