Espécie Coridora

A Coridora é um simpático peixe de hábitos noturnos que se tornou muito popular no mercado, especialmente após um grande período de reprodução seletiva que gerou uma vasta variedade de subespécies.

Os diferente tipos de Coridoras, são diferentes em cor, tamanho e temperamento, mas os diferentes tipos podem conviver juntas em um mesmo cardume sem maiores problemas.

Ficha Técnica

Nome popular: Coridora
Nome científico: Corydoras ambiacus
Origem: Brasil (Bacia Amazônica)
Sociabilidade: grupo
Comportamento: pacífico
pH: 7
Temperatura: 25ºC
Tamanho adulto: 6 cm
Tamanho do aquário: 60L

Cuidados e Dicas

Plantas são uma boa opção para ornamentar um tanque com Coridoras pois ajuda a atenuar a luz, deixando os animais menos estressados e mais ativos até mesmo durante o dia.

O aquarista precisa ter cuidado ao manusear o animal pois a Coridora possui nadadeiras peitorais e dorsais afiadas.

Reprodução

A reprodução planejada é difícil pois é quase impossível diferenciar os gêneros e é complicado manusear os peixes, mas ela pode acontecer naturalmente em cardumes.

No momento do coito, o macho se deita no fundo do aquário com a barriga para cima e a fêmea acomoda-se sobre ele. Ela retira o esperma com a boca e faz uma pequena bolsa com a nadadeira pélvica para guardar os óvulos, depois procura um local para fertilizá-los.

<--Curiosidades-->
As nadadeiras pontiagudas podem até mesmo matar peixes maiores, que, ao engolir a Coridora, acabam ficando engasgados e morrem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo