Pergunte ao especialista

Hemodiálise e tratamentos alternativos

08/04/2010

Pergunta enviada pela leitora Kátia

Cães e gatos também podem passar por sessões de hemodiálise? Em quais casos ela é recomendada? Existe um tratamento alternativo?

Tanto cães quanto gatos podem passar por sessões de hemodiálise, o grande fator limitante é o peso do animal que quando pouco precisa de ajustes mais delicados. Desta forma poucos gatos acabam por realizar hemodiálise.

A grande indicação de hemodiálise é no caso de doença renal aguda (insuficiência renal aguda) quando causada, por exemplo, nos casos de enfermidades como a leptospirose e algumas intoxicações. Nestes casos a lesão no rim é recente e o tratamento acaba por ser muito eficaz.

O uso da hemodiálise em animais com doença renal crônica (que já existe há algum tempo) também pode ser utilizado principalmente na fase da doença conhecida como síndrome urêmica. Nesta fase as toxinas que os rins normalmente liberam na urina estão muito altas no sangue sendo necessária a filtração do mesmo que é feita pela máquina.

Outra forma de tratar animais com doença renal é através de fluidoterapia realizada por via intravenosa ou subcutânea.

Sobre o autor

Dra. Fernanda Fragata Dra. Fernanda Fragata É diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira. A médica veterinária é formada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ- USP e mestre pelo setor de cirurgia/ anestesiologia da FMVZ-USP. Atualmente também é responsável pelos setores de anestesiologia, controle da dor e terapia intensiva do HVSM
Voltar | Topo
Comentários
AdPlace
AdPlace

você e a PetMag

  • Compartilhe aqui também