Espécie Azulão

Considerado um exímio galanteador, o Azulão não poupa esforços para atrair sua fêmea. Na natureza, a ave é facilmente vista na época do acasalamento, (entre setembro e fevereiro) dando comida no bico de sua companheira.

De fato, o que atrai mesmo os criadores é o canto afinado, melodioso e farto do macho, que canta com mais frequência. A fêmea, vez ou outra, também arrisca uma melodia, embora num volume mais baixo.

Outra característica marcante do macho é sua valentia. A ave constantemente defende seu território quando está acasalando. A diferenciação entre os sexos é bem definida. O macho adulto é azul-escuro, com a testa, cabeça, nuca e as asas azul-claras. A fêmea adulta, assim como os filhotes, é pardo-amarronzada.

Ficha Técnica

Nome Popular: Azulão, Azulão-Bicudo, Azulão-do-Nordeste, Azulão-do-Sul, Azulão-Verdadeiro, Guarundi-azul, ou Tiatã.
Nome Científico: Passerina brissonii
Distribuição: sudoeste e centro oeste do Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai
Família: Fringillidae
Tamanho: 15 cm
Cores: macho de corpo azul escuro com a região da cabeça e asas azul-claras. Já a fêmea é amarronzada.
Tempo de Vida: 10 anos

Histórico

A ave pode ser encontrada em toda a América do Sul e Central porém, no Brasil, apenas quatro espécies são vistas sendo elas a Cyanocompsa cyanoides rothchildii (Amazônia), a Cyanocompsa cyanoides cyanea (Nordeste), a Cyanocompsa cyaneastaerea (Sul e Brasil Central) e, finalmente, a Cyanocompsa cyanea (sul de Mato Grosso). As diferenças entre as aves são mudanças sutis na coloração.

Cuidados e Dicas

Os pássaros podem sofrer de diarréia devido principalmente à alimentação inadequada. Verduras e frutas não devem ser utilizadas em sua dieta, que deve ser restrita a grãos, sementes e cereais.

O tamanho da gaiola indicado para um casal de Azulões é um metro de altura por um metro de largura.

Curiosidades

Fora do cativeiro, o Azulão é facilmente encontrado perto de brejos e matas e florestas ralas, sempre onde tiver água abundante. As aves não são exigentes com o habitat, adaptando-se bem em variados tipos de locais.

Extremamente territorialistas quando estão no processo de reprodução, os pássaros cantam incessantemente para marcar seu espaço e impedir a presença de outros animais adultos por perto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo