Espécie Cão da Pradaria

Trata-se de um roedor que habita os EUA, México e Canadá. São animais diurnos que medem entre 30 a 40 cm, pesa de 1 a 1,5kg e tem expectativa média de 8 anos. Vivem em colônias de algumas dezenas de indivíduos e escavam complexas redes de túneis que podem chegar a 10 metros de profundidade. É um animal muito importante em seu habitat natural pois é a base de sustentação da cadeia alimentar de seu ecossistema, servindo de alimento para raposas, doninhas e aves de rapina.

Diversas espécies são encontradas tanto no ambiente natural quanto nas lojas de animais, sendo que a principal diferença entre elas é o rabo e o seu estado de conservação fora do cativeiro. A Cynomys ludovicianus e a Cynomys leucurus são muito comuns no mercado de animais de estimação e têm pontos brancos na calda. A Cynomys gunnisoni também pode ser encontrada nos Petshops. Ela se diferencia por uma cauda mais curta. As espécies Cynomys mexicanus e Cynomys parvidens, nativas do México e dos EUA respectivamente, não são encontradas em cativeiro e estão ameaçadas de extinção devido à destruição do seu habitat natural.

A sua popularidade como animal de estimação tem crescido pois são bichos muito carinhosos e brincalhões.

Ficha Técnica

Nome científico Cynomys gunnisoni, Cynomys leucurus, Cynomys ludovicianus, Cynomys mexicanus, Cynomys parvidens
Origem: Estados Unidos, Canadá e México
Porte: pequeno
Pelagem: pelo curto
Cores: cinza claro
Temperamento: carinhoso, brincalhão, curioso

Histórico

A população desses animais diminuiu drasticamante com a expansão agrícola dos EUA. Fazendeiros consideram o animal uma peste para suas lavouras e ele foi caçado ativamente nos século 19. O seu território também foi reduzido para 5% do seu habitat original. Por este motivo, é proibido importar exemplares da América do Norte.

Cães da pradaria são capturados para serem vendidos como animais de estimação exóticos no Canadá, EUA, Europa e Japão. Devido à dificuldade de reprodução em cativeiro, retirá-los da natureza é a forma mais comum de alimentar a crescente demanda do mercado. A venda e captura dos animais nos EUA ficou proibida de 2003 a 2008.

É uma das espécies mais populares nas lojas e é caracterizada por uma cauda com pontinhos pretos.

Cuidados e Dicas

Os Cães da Pradaria são animais difíceis de se cuidar. Requerem atenção constante e uma dieta muito específica de rações, plantas, raízes e folhas. É difícil encontrar a alimentação específica para Cães de Pradaria e os donos muitas vezes se veem obrigados a comprar produtos para roedores semelhantes, o que não é o ideal.

Eles precisam de espaço porque gostam muito de explorar. A gaiola deve ser bem espaçosa devido ao seu tamanho, superior ao da maioria dos roedores, e devem sair para passear todos os dias com supervisão do dono.

O Cão da Pradaria é um animal que vive em sociedade e precisa se sentir parte de um grupo, o que pode ser outros Cães da Pradaria ou seres humanos. Portanto é muito importante que o dono reserve um bom tempo todo dia para brincadeiras.

Devem ter sempre algo para afiar as unhas e gastar os dentes, uma vez que, à exemplo dos demais roedores, nunca param de crescer. Podem ser treinados como os gatos para fazer suas necessidades em uma caixa de areia.

Curiosidades

Pertencem à família dos esquilos e o nome científico de seu gênero, cynomys, traduz muito bem a sua aparência: cyno (cão) e mys (rato). Além disso, emitem um som que pode se assemelhar com latidos de cachorros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo