Gatos, cachorros, ratos, águias e abelhas. Animais tão distintos, mas que dividem o mundo conosco. É estranho pensar que eles não enxergam da mesma forma que nós, não é mesmo? Mas como é o ponto de vista desses bichos?
Uma empresa francesa de design 3D fez uma simulação que mostra como é o mundo para alguns animais. Com a supervisão de um oftalmologista veterinário, eles mostraram como os ratos enxergam e reproduziram que o comprimento de visão deles, que é bem menor que o nosso, sendo capaz de focar apenas em objetos muito próximos. Qualquer objeto que esteja a mais de 15 cm de distância deles, parece embaçado, o que explica o fato dos ratos andarem perto das paredes, uma forma de se localizarem.
Já as águias, por exemplo, veem mais detalhes do que nós, enquanto os cachorros enxergam de maneira mais precisa, além de terem um campo de visão mais amplo. A simulação será usada em um jogo educativo aplicado em escolas. Confira o vídeo:
Ficou curioso para conhecer mais? O site Manual do Mundo fez uma comparação entre a visão dos animais e dos humanos. Veja:
- Cães: podem ver marrom, amarelo e azul e possuem uma visão periférica ampla.
- Gatos: podem ver marrom, amarelo e azul e têm uma pálpebra interna para proteção.
- Pássaros: enxergam luz ultravioleta, diferente dos humanos que não são capazes de ver esse tipo de luz.
- Moscas: os olhos são como centenas de milhares de pequenas lentes, enxergam luz ultravioleta e veem em câmera lenta.
- Cobras: no escuro elas enxergam assinaturas de calor.
- Tubarões: enxergam com clareza na água, mas não veem as cores.
O Buzzfeed também fez uma comparação e o vídeo mostra a visão em movimento de outros animais. Assista:
Fontes: Revista Galileu, Manual do Mundo e Buzzfeed.