Raça Cão de Bestiar

Trata-se de um animal que pode ser utilizado tanto para o pastoreio quanto para a guarda de rebanho. Ele é originário das Ilhas Baleares, na Costa da Espanha, e é um cão extremamente corajoso. De porte grande, este cachorro tem aspecto musculoso e forte, além de ser muito fiel ao seu dono.

Criado principalmente para desenvolver as funções de guarda, sua aparência ficou em segundo plano, o que não significa que o cão seja feio, muito pelo contrário. Sua pelagem preta brilhante é de beleza sem igual, e apesar de poder ser curta, nas estações mais frias desenvolve subpelo grosso e denso. Trata-se de um cão de um só dono, sendo fiel a ele por toda sua vida, portanto, não deve ser doado a nenhuma outra família.

Ficha Técnica

Origem: Espanha
Utilização: pastoreio, guarda
Porte: grande
Pelagem: o padrão da raça permite tanto cães de pelo longo, quanto de pelo curto. O cão apresenta subpelo muito fino e aderido à pele na versão de pelo curto. Nos exemplares de pelo longo, o subpelo é fino e ligeiramente ondulado, podendo medir até 7 cm
Cores: para os dois tipos de pelagem, a única coloração aceita é a preta
Temperamento: fiel, independente, corajoso e dócil

Histórico

Este belo e robusto animal é originário das Ilhas Baleares, na Costa da Espanha, e acredita-se que ele descenda de cães de raças desconhecidas que foram trazidas ao continente europeu. O cão surgiu da necessidade de ter um animal que desempenhasse a função de guarda e pastoreio em meio a temperaturas muito elevadas, como é o caso das ilhas do Mediterrâneo como Palmas, Majorca e Ibiza.

Cuidados e Dicas

Trata-se de um cão muito forte e independente, por isso precisa de treinamentos básicos desde pequeno para que obedeça os comandos de seu dono.

Curiosidades

Apesar de ser um cão de pelagem preta, ele se adequa muito bem em locais de alta temperatura, por isso, foi exportado para países da América Latina para desempenhar suas funções de guarda.

Artigo AnteriorPróximo Artigo