Notícias

5 alimentos da ceia proibidos para os pets

A ceia de Natal está chegando e não é difícil vermos os pets em torno da mesa ou na cozinha ansiando por um pedacinho do que está sendo preparado. E muita gente compartilha todos os alimentos com os animaizinhos, sem saber os riscos que isso pode acarretar à saúde deles. Mas grande parte dos alimentos que são consumidos na ceia são proibidos para os pets.

Por isso, para prevenir os pais e mães de pets, Jade Patronilho, médica veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove, lista 5 alimentos tradicionais da ceia e dá dicas de como satisfazer os animais de estimação sem quaisquer ameaças a eles.

Uva passa
Comumente encontrada em diferentes pratos típicos, a uva, tanto in natura quanto a passa, é muito tóxica para cães e gatos, podendo comprometer seriamente os rins.

Aves (peru e chester, por exemplo)
O problema das aves servidas no Natal está na quantidade e no tipo de temperos que usamos no preparo. Muitos dos condimentos, como o alho e a cebola, por exemplo, são tóxicos aos pets e podem causar vômito, diarreia, incoordenação, confusão mental e até mesmo morte.

Cebola
A cebola é um condimento utilizado durante todo o ano, mas bastante tóxica para cachorros e gatos. Isso porque o n-propildissulfito pode causar um quadro grave de anemia nos pets. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de lidar com esse clássico tempero da cozinha brasileira.

Panetones e Chocotones
Clássicos do Natal e protagonistas de discussões sobre qual é mais gostoso, os panetones e chocotones também são super contraindicados para os pets. Eles são tóxicos para cães e gatos por conta das frutas cristalizadas, do chocolate e da própria forma como são feitos. Dentre as frutas, temos a temida uva passa – já citada anteriormente – e o chocolate possui a teobromina, uma substância que além de causar excitação, age nos sistemas respiratório e cardíaco, podendo ser fatal dependendo da quantidade ingerida.

O ideal é manter o pet longe da ceia. Mas uma alternativa para satisfazer a vontade dele e fazê-lo participar do momento da ceia é comprar algum produto próprio para o pet, que tenha o sabor peru ou que remeta a algum alimento da ceia. Dessa forma, ele pode comer com seus tutores sem perigo algum.

Artigo AnteriorPróximo Artigo