Raça Dogue Alemão

Com quase um metro de altura, estruturado em fortes e musculosas patas, o Dogue Alemão, também conhecido como Dinamarquês ou Grand Danois, era utilizado para a caça de javalis e como boiadeiro.

Apesar do tamanho e do peso (ele pode pesar até 80 quilos), o Dogue Alemão é ágil e tem forte instinto de proteção. Alegre e brincalhão, gosta de crianças, mas é preciso ficar tento. Por ser muito grande e até um pouco estabanado, suas brincadeiras podem machucar e derrubar crianças muito pequenas e até mesmo adultos.

Seu porte exige muito espaço para correr e brincar. Amoroso e dócil com os donos e amigos, o cão fica desconfiado e reservado na presença de estranhos. Se necessário, irá defender seu território e os donos sem temor.

Ficha Técnica

Origem: Alemanha
Utilização: guarda e proteção
Porte: grande
Pelagem: pelo curto e denso
Cores: dourado e tigrado, arlequim e preto e azul
Temperamento: amigável, leal, companheiro e brincalhão

Histórico

O seu jeitão grande e corpulento, descende do parentesco distante com o Bullenbeisser – meio primo do Mastiff – e a agilidade do Galgo.

Em 1878, a capital alemã forma o primeiro grupo de criadores do Dogue Alemão, o Deutsche Doggen Club, que em 1880 elabora o primeiro padrão da raça

Cuidados e Dicas

Por ser muito alto, recomenda-se disponibilizar os potes de água e ração na altura do pescoço do animal, para evitar problemas nas patas dianteiras e de postura. O estômago do Dogue Alemão é sensível e sujeito a torções gástricas.

As unhas também merecem cuidaos. Por isso a necessidade de espaço para que o animal possa correr, escavar e gastá-las naturalmente. Por ser muito grande e pesado, ‘calos’ nos cotovelos podem aparecer.

Curiosidades

Guloso e medroso, Scooby Doo se tornou o exemplar mais conhecido em todo o mundo. Mas vale lembrar que não existem Dogues Alemães da cor castanho com manchas pretas como Scooby.

Artigo AnteriorPróximo Artigo