Colunas

Avanços científicos dobram expectativa de vida de animais

30/06/2015

Especialização de veterinários e adaptações de técnicas e tratamentos aos biótipos de quatro patas aumentaram a média de vida de animais domésticos de 9 para 18 anos

Com tantos problemas que estamos vivendo ultimamente, com o aumento incessante da inflação, a recessão da economia e o aumento do desemprego, uma excelente notícia para quem cria cães em seus lares. O progresso e a tecnologia da medicina veterinária dobrou a expectativa de vida dos nossos melhores amigos, que passou de 9 para 18 anos. Um dos principais avanços refere-se à especialização dos veterinários, assim como ocorre na Medicina Humana, englobando oncologistas, endocrinologistas e intensivistas.

pug

Nos idos dos anos 70 havia, apenas, um tipo de vacina para a raiva, cuja campanha é de responsabilidade governamental e acontece tradicionalmente no mês de agosto. Atualmente, existem cinco modelos de aplicações que cobrem quinze doenças letais. Os aparelhos de diagnósticos são ultramodernos com capacidade de apontar com eficácia o problema do paciente canino. Tomógrafos mapeiam com excelência todo o organismo do cão proporcionando ao veterinário, uma precisão ao qual ele não dispunha no passado.

Na realidade, a grande sacada da medicina veterinária foi adaptar ao biótipo de quatro patas o que existe de mais avançado na medicina humana. As agulhas para retirada de sangue, por exemplo, nos cães são mais finas, pois os vasos caninos tem a metade do calibre dos vasos humanos. Estes avanços científicos passaram pelas áreas de Genética, Biotecnologia e Fisiologia proporcionando expressivos melhoramentos nos sistemas de produção animal. No setor público, muitos prefeitos e governadores desenvolveram políticas de Saúde Veterinária.

Amor como o melhor remédio: apesar de toda revolução tecnológica e incrementos da veterinária, que permite uma melhor qualidade de vida ao nosso melhor amigo, nada substitui o carinho humano para a plena saúde canina. O animal reconhece o padrão de preocupação humana com as suas dores e esta atitude se constitui numa ferramenta poderosa para a sua recuperação imediata ou no processo de uma cura. Como na nossa vida cotidiana, ambientes agradáveis e seguros proporcionam estágios de maior felicidade, seja para um animal racional ou o dito irracional.

Quer ganhar um livro grátis sobre Golden Retriever? CLIQUE AQUI!

Sobre o autor

Adilson Félix Fraga Jr. Adilson Félix Fraga Jr. Formado em Publicidade e jornalista de carreira, Nuno Fraga militou por vários anos em uma ONG de adoção de cães e gatos. Repórter da extinta revista Estima Pet com distribuição gratuita, se apaixonou por este assunto e vem se especializando em mercado Pet. Atualmente é proprietário do blog Pet Lovers ( www.petshoplovers.com).
Voltar | Topo
Comentários

Páginas das raças/espécies relacionadas

você e a PetMag

A PetMag é um portal produzido com muito orgulho pela equipe da Citrus7. Aproveite e conheça o nosso trabalho! Citrus7