Nome Popular: Tarântula
Nome Científico: Brachypelma smith, Grammostola spathulata e Avicularia metálica
Distribuição: México, Brasil e Chile
Família: Theraphosidae
Tamanho: cerca de 12 cm
Cores: preto com manchas vermelhas, marrom e preto e marrom
Tempo de Vida: 5 a 10 anos em média

Demonizadas pelo cinema e por lendas urbanas, as Tarântulas são animais exóticos populares pois necessitam de pouco espaço e alimentação e podem se tornar companheiras fascinantes. Apesar do tamanho assustador, não existe nenhum relato no mundo de uma morte humana devido a uma picada de tarântula. Mesmo assim, a força do veneno varia de uma leve pontada a náuseas e desconforto por diversos dias. Elas mordem apenas em último caso, preferindo fugir ou se defender com os pelos de suas costas e abdômen, que irritam a pele. Assim como as abelhas, reações alérgicas fortes podem ocorrer na pessoa picada e levar à morte.

Existem mais de 900 espécies de Tarântulas, mas a maioria é imprópria para a criação em cativeiro, seja por sua agressividade, ou por ameaça de extinção. A caranguejeira Mexican Red Knee (Brachypelma smith) , é a mais usada como animal de estimação em todo o mundo devido à sua beleza e pouca agressividade. A tarântula rosa chilena (Grammostola spathulata) é também um animal muito recomendado para iniciantes e bastante popular em todo o mundo. Tem um comportamento pouco agressivo e raramente libera pelos. A tarântula de botas (Avicularia metalica) vem do Brasil, Guiana e Suriname, mede cerca de 12 centímetros e sua longevidade é de 5 a 10 anos. Também possui um temperamento calmo.

Mesmo sendo essas as mais difundidas, diversas outras espécies podem ser encontradas. Uma boa dica é certificar-se sobre a identidade específica da espécie com o nome científico e pesquisar os seus hábitos e temperamento antes de comprar.

  • Espécie Tarântula - Crédito: http://www.flickr.com/photos/rovingmagpie/
  • Espécie Tarântula - Crédito: http://www.flickr.com/photos/bsmith4815/
  • Espécie Tarântula - Crédito: http://www.flickr.com/photos/divinorum_/
  • Espécie Tarântula - Crédito: http://www.flickr.com/photos/woodlawnschool/
Voltar | Topo

guia de Espécies de Outros

Petauro do Açúcar Petauro do Açúcar O pequeno planador ainda é pouco popular no...
  • Veja outras raças/espécies de pets Abrir

você e a PetMag

A PetMag é um portal produzido com muito orgulho pela equipe da Citrus7. Aproveite e conheça o nosso trabalho! Citrus7