Artigos

“Top model”: fotografe seu pet em casa

Quando pensamos em um ensaio fotográfico, logo vem à mente, cabelo, maquiagem, inúmeras trocas de roupa, luz, flash, ventilador pra lá de forte e muitas, mas muitas caras e bocas, não é? E quando essa sessão fotográfica é do nosso pet? O que será que precisamos fazer para ter um book lindo e supercriativo?

Fotografar um gato ou um cachorro não é tarefa fácil, por isso existem profissionais que se especializam neste tipo de fotografia, justamente para atender aos donos que desejam um material de qualidade. A fotografia de animais de estimação é encontrada facilmente nas embalagens de ração, em revistas, promoções em catálogos, lojas e em anúncios. A produção deste tipo de material requer muita paciência e dedicação do profissional. Já parou pra pensar quanto tempo o fotógrafo fica correndo atrás do pet e o que ele tem que fazer para obter uma foto boa como aquela do saquinho de petiscos?

Antes de mais nada, vamos conhecer um dos fotógrafos mundialmente conhecido pelas suas séries monográficas sobre cachorros. Amante de cães, Elliot Erwitt nasceu em Paris em 1928. Mudou-se para os Estados Unidos em 1939, e dedicou sua carreira ao retrato. Em 1953, ingressou na agência Magnum como colaborador e presidiu a agência entre 1966 e 1969. Dos 21 livros que publicou, quatro são dedicados exclusivamente aos cachorros – Dog Dogs, To the Dogs, Son of Bitch, e Woof. Suas fotografias sempre parecem contar uma história e humanizar o pet. Uma das técnicas do fotografo é utilizar a perspectiva do ponto de vista do cão, não do seu dono. Guarde esta dica!

Mas, como nós não somos fotógrafos profissionais, muito menos donos de estúdio fotográfico e não é sempre que dispomos daquela economia guardada para um ensaio do bichano, a Pet Mag vai dar algumas dicas de como produzir um ensaio fotográfico, em casa, no quintal ou no parque, com a câmera que você tiver ou até mesmo com o celular. Preparado?

O primeiro passo é você conhecer a rotina do seu animal. Todos nós sabemos que eles têm os locais preferidos para tirar aquela soneca e relaxar e isso vai te ajudar na hora de fotografá-lo. A sonolência e a preguiça favorecem o registro dos momentos mais calmos do pet, aproveite.
Como eles adoram brincar com objetos, principalmente aqueles que não podem, é neste momento que você deve deixar a raiva de lado e registrar o seu gatinho afiando as unhas na lateral do sofá ou o seu cachorro mordendo o seu chinelo, tudo isso faz parte…

Sinta-se como um animal. Deite e role no chão, saia correndo atrás dele, tudo isso será divertido para ambos e as fotos sairão ainda mais bonitas. Como um dos maiores desafios talvez seja o retrato do animal – e nós sabemos que eles não ficam quietos mais do que alguns segundos – que tal utilizar petiscos para ganhar mais tempo?

Sempre surgirão momentos que eles aprontam alguma travessura e você N-Ã-O estará com a câmera ligada… É uma pena, mas não fique desanimado, eles vivem para nos surpreender e, mais cedo ou mais tarde, enquanto estiver fotografando, eles com certeza irão aprontar algo que você vai ficar na dúvida se dá risada ou se clica!

Evitar o uso do flash também é importante, eles assustam muito, principalmente os gatinhos, que fogem e dificilmente voltarão para a sessão fotográfica. Opte por fotografar durante o dia, com as janelas e portas abertas, a entrada de luz natural não vai afetá-los e deixará as fotos muito mais elegantes. Ah, procure sempre os ambientes com menos informações de cores e texturas e poucos elementos, isso ajudará na valorização do animal na fotografia.

Se depois de tantas dicas e maneiras de fotografá-los, ensinar a pensar como gato e cachorro, você ainda não se convenceu de que é possível fazer um book lindo do pet, o único jeito é procurar um profissional e deixar que ele fotografe o animal por você. Então, aí estão alguns nomes:

Johnny Duarte – www.fotoanimal.com.br
Foto Pets – www.fotopets.com.br
PetBook – www.petbook.fot.br
Fotografe seu melhor amigo – www.fotografeseumelhoramigo.com.br
Daniel Arantes – www.arantesdaniel.com.br
Bicharada – www.bicharada.com.br
Ana Mazariolli – www.anamazariolli.com.br
All Star Pet – www.allstarpet.com.br

Artigo AnteriorPróximo Artigo