Artigos

Massagem reforça vínculos afetivos entre dono e gato

Gatos são conhecidos por serem animais independentes de seus donos e gostarem de explorar ambientes. Porém, junto com esta personalidade curiosa está também um companheiro que adora a convivência com seu dono e é muito carinhoso, basta saber estimulá-lo.

Para o estímulo da confiança de seu gato em compartilhar os sentimentos com o dono uma técnica interessante é a massagem, que traz não só benefícios para a relação entre o dono e o animal e como também bem estar favorável à saúde do bichano.

Como fazer massagem no seu gato

Procure seu felino em um momento em que esteja quieto e próximo a você, faça carinhos e aos poucos intensifique o toque colocando mais pressão nas mãos, não limitando o tato somente à pele e pelos do gato, e sim procurando sentir seu corpo como um todo.

Fique atento às reações de seu bichinho de estimação, se perceber que o gato não quer continuar recebendo o estímulo, não insista, pois o animal pode estar com alguma dor ou precisar de seções de massagem menos demoradas até ganhar a confiança em seu dono e aproveitar o relaxamento.

Não há porque se preocupar se o gato resistir às massagens, os gatos costumam ter regiões sensíveis, como a barriga, que, até sentirem total segurança, não costumam deixar ser tocadas. Apenas se observar em mais de uma das situações de massagem uma reação muito brusca a uma área específica pressionada, leve ao veterinário para identificar se há algum problema na saúde do felino.

O que a massagem pode fazer pelo seu gato

  • Vínculo afetivo: A massagem mesmo que a princípio com pouca duração – até o animal se sentir livre de ameaças durante o toque; pode ajudar o gato a criar um vínculo de confiança que faz com que associe a presença, o som da voz e o cheiro de seu proprietário às sensações de prazer e se sinta mais à vontade para expressar seu carinho e amizade.
  • Liberação de tensões:O gato, depois que adquirir confiança em seu dono, pode se permitir relaxar com uma massagem durante ou após situações de estresse.
  • Diagnóstico e comunicação facilitados:O dono do gato, durante a massagem, pode perceber sintomas em seu gato, melhorando a comunicação com seu bichinho, que por medo instintivo de demonstrar fraqueza pode estar escondendo alguma dor.

Não se deixe intimidar pela postura independente de seu gato, ele vai agradecer pela sua dedicação nas massagens, aumentando a camaradagem e o aconchego entre vocês.

Artigo AnteriorPróximo Artigo