Artigos

Eduque seu cão sem bater

Punir comportamentos errados é fundamental para estabelecer limites e manter o bom comportamento nos cachorros, porém a punição por si só, mesmo quando feita adequadamente pode não funcionar, pois os cães precisam do chamado “reforço positivo”, ou seja, serem estimulados por meio de recompensas, como petiscos, carinhos, dizeres e brincadeiras, a repetir bons comportamentos e adotá-los como padrão.

Bater em um cachorro, além de não ser efetivo em termos de educação e mudança de comportamento do animal, pode machucá-lo e torná-lo agressivo.

As punições devem ter o intuito de modificar ou inibir um comportamento do cão, por isso estas nunca devem ser feitas antes do ato errado ou depois do mesmo, apenas imediatamente, pois do contrário o cão não conseguirá entender o motivo da punição, sentindo raiva ou ficando depressivo com a “brincadeira de mau gosto” do dono.

Insucesso, susto ou desconforto

As três palavrinhas acima são as bases para uma punição com resultado satisfatório e livre de maus tratos para o animal. Conseguir impedir seu cão de realizar o ato que você considera negativo e assustá-lo ou causar alguma sensação de desconforto enquanto ele tenta realizar o comportamento inadequado é a atitude educativa correta que o dono deve tomar para que o cão aprenda limites.

Conheça os medos do seu cão

Saber quais são os medos do seu cão pode ajuda-lo a escolher uma punição que o assuste ou cause desconforto. As sensações de susto ou desconforto podem ser provocadas no cachorro atrevido sem lhe fazer mal com alguns objetos que façam barulho ou tragam elementos inesperados.

Ideias de objetos aliados da boa educação canina

  • Borrifador: Espirrar água na boca ou no focinho pode inibir em seu cachorro o hábito de pegar comida da mesa;
  • Lata com moedas e estalinhos: Espantar o cachorro com o barulho destes objetos é uma boa solução para fazê-los se afastar de algo na hora que for tomar uma má atitude;
  • Bomba de ar: Tanto o barulho quanto o ar que sai destes deste objeto tira a atenção do cão do mau objetivo, tornando mais fácil direcioná-lo para o comportamento correto.

Na hora de escolher seu item aliado para educação do cão, pense se este não irá machucá-lo, estimular um comportamento agressivo ou deixá-lo em pânico por tempo demais. Levar em consideração a sensibilidade particular do seu bichinho de estimação é fundamental para não causar-lhe danos físicos ou criar traumas psicológicos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo