Artigos

Leucemia felina: aprenda como manter seu bichano longe da doença

A leucemia felina é uma doença degenerativa do sistema imunológico causada pelo vírus FeLV, que é transmitido de um gato infectado a outro sadio pelo contato entre salivas – com lambidas, mordidas ou compartilhamento de comedouros e bebedouros, urinas e fezes – em ambientes com pouca higiene, e através da placenta e leite da mamãe gata.

gatos_leucemia

Ação da leucemia felina

Geralmente o vírus causador da leucemia felina entra no organismo do animal pela faringe, infectando os tecidos e órgãos do sistema imune, o que torna o gato suscetível a muitas doenças, como infecções em geral, anemias e dificuldade de cicatrização, por exemplo.

Outra forma de ação do vírus FeLV se dá com o estímulo por parte deste vírus ao crescimento desordenado de células, causando tumores cancerígenos.

Assim sendo, um gato infectado com a leucemia felina pode morrer das doenças causadas pelo enfraquecimento de seu sistema de defesa corporal ou de câncer – 33% dos casos de câncer em gatos são ocasionados pela leucemia felina.

É importante entender que alguns gatos com o vírus podem não desenvolver a doença de imediato, carregando o vírus em seu corpo durante certo tempo e desenvolvendo a doença posteriormente.

Como diagnosticar se o gato está infectado com a leucemia felina?

Para saber se um gato tem leucemia felina, este deve ser levado para a análise de um veterinário. Animais que têm acesso à rua; com histórico de doenças crônicas recorrentes e que não costumam responder bem a tratamentos; com anemia ou neoplasias ainda jovens; com lesões na boca; ou que tenham sido adotados da rua, de abrigos ou criatórios devem ser avaliados, pois são suspeitos para leucemia felina.

O diagnóstico é feito através de um teste com kits comerciais que detectam antígenos do vírus FeLV em um ensaio imunoenzimático.

Cuidados para o gato portador da leucemia felina

Gatos infectados têm sua expectativa de vida diminuída, já que a leucemia felina não tem cura nem tratamento específico. Em média, 85% dos gatos com esta doença morrem dentro de três anos e cerca de 50% dos bichanos morrem nos primeiros 12 meses.

Por isso, os cuidados a serem tomados com o gato portador da leucemia felina são a realização de terapias que aliviem os sintomas das doenças decorrentes da baixa imunidade ou do câncer e a promoção do bem estar do animal, dando para ele muito carinho e uma excelente estrutura de vida.

O que fazer para proteger o gato do FeLV

A proteção de seu animal para que este se mantenha livre da possibilidade de infectar-se com a leucemia felina se dá através da vacinação do animal e ao diminuir o contato com outros gatos da rua ou de felinos de donos que permitam que o bichano se aproxime de gatos de rua ou participe de exposições.

Prevenindo seu animal com a vacinação e evitando expô-lo a situações de risco da transmissão do vírus, você garante que seu companheiro se mantenha ao seu lado por muitos anos, cheio de saúde e alegrias.

Trazendo um novo gato para o convívio

Adotou, comprou ou resgatou um gatinho e está louco para colocá-lo junto com os outros bichanos? Pois saiba que, antes disso, é essencial fazer um exame de FeLV para detectar se o novato é portador do vírus. Uma conversa franca com seu veterinário de confiança sobre os riscos da doença é essencial antes de introduzir um novo gato ao convívio dos antigos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo