Artigos

Os 7 maiores mitos sobre cães

Não se espante se seus amigos e familiares começarem a dar uma série de conselhos para você cuidar “melhor” do seu cão. Os mitos sobre cães sempre nos deixam na dúvida sobre o que é lenda ou o que é verdade.

cães

  1. Repetir algo várias vezes para que o cão aprenda
    Meia verdade: tanto eles podem aprender algo instantaneamente, como também pode ser necessária a repetição da atividade, assim ele irá memorizar o comportamento desejado pelo seu dono.
  2. A boca do cão é mais limpa que a do homem
    Mito: Dizer que a boca do seu cachorrinho é mais limpa que a sua é um erro. Considere que você escova os dentes várias vezes ao dia. O cão por sua vez só recebe escovação quando vai ao pet shop, uma quantidade consideravelmente menor. A boca de um cão é cheia de germes e bactérias, já que eles cheiram e comem muita coisa, como lixo, comida estragada e até mesmo fezes. Não se esqueça de que ele também lambe o próprio focinho e limpa suas partes íntimas.
  3. Abanar o rabo é sinônimo de felicidade
    Meia verdade: Cães abanam o rabo por vários motivos, um deles pode ser sinal de alegria, mas pode ser também ansiedade, raiva e até medo. É importante avaliar o comportamento do cão como um todo e observar as orelhas, posição da cabeça e seus dentes.

    cães

  4. Cão pequeno se adapta mais fácil a apartamento
    Mito: As características individuais e de raça devem ser consideradas. Cachorros grandes e tranquilos podem viver melhor em um apartamento do que cachorros pequenos e agitados.
  5. Cães enxergam em preto e branco:
    Mito: Cães não possuem a mesma gama de cores que nós seres humanos. Seus olhos possuem somente duas células conhecidas como cones, enquanto nós possuímos três. Eles enxergam uma escala de cores de amarelos e azuis com suas combinações.
  6. Focinho quente é sinal que o cão está doente:
    Mito: Quando acordam, o focinho dos cães normalmente está seco e quente, o que é normal. Ao longo do dia, o focinho do animal pode estar úmido e frio e depois mudar de temperatura. Se em determinado momento e durante algum tempo, o focinho estiver seco e escamoso, com uma aparência anormal, pode ser sinal de algum problema de saúde. Neste caso, procure um veterinário.
  7. Fêmeas precisam dar ninhada antes da castração:
    Mito: Cães não pensam como nós, seres humanos. Eles não ficarão tristes se não tiverem filhotes ou se não cruzarem ao longo da vida. Se o dono não os expuser a essa situação, eles nunca saberão do que se trata. Muitas cadelas rejeitam os seus filhotes assim que nascem, deixando para seus donos a responsabilidade de limpar, cuidar, vacinar e doar os filhotes depois de certo período. Se for feita a castração o quanto antes, é possível evitar o aumento da superpopulação de cães abandonados e prevenir doenças no aparelho reprodutor da fêmea antes mesmo do primeiro cio.
Artigo AnteriorPróximo Artigo