Artigos

Furões são brincalhões e adoram crianças

Você decidiu comprar um furão, mas sabe pouco sobre a história do animal e de como criá-lo? A primeira coisa que você precisa entender é que os furões, também conhecidos como Ferrets, são parentes das doninhas européias, e foram domesticado há mais de 2.000 anos, para ajudar na caça de coelhos e de roedores.

furao

A tradução de seu nome pode ser entendida como: “Ladrão Malcheiroso”, pois por serem muito curiosos, possuem o hábito de roubar objetos e escondê-los. Já o “malcheiroso” tem relação com o cheiro característico da espécie.

Ele só está à venda no Brasil por importação. Por isso, o seu preço se torna mais alto e pode variar de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00. Vale lembrar que é proibida a criação do animal no país, segundo o IBAMA. A sua estimativa de vida é de 8 a 13 anos. Além disso, eles costumam não enxergar muito bem, mas compensam com o seu faro e audição diferenciados.

Com relação à alimentação, a dieta deve ser feita com uma ração balanceada, bastante proteínas e um baixo teor de gordura, sem a adição de vegetais. O uso de bebedouros é o mais indicado, porque evita que a gaiola fique molhada, e o animal sem água.

Os furões adoram brincar. Uma das formas de mostrar o seu carinho, porém, é morder o dono, o que pode desagradar quem está por perto. Felizmente, eles podem ser treinados para desestimular comportamentos agressivos. Além disso, quanto mais novo ele começar o treino, mais rápido será o aprendizado.

Para fazê-lo soltar seu dedo, você pode tapar o seu nariz por alguns segundos ou soprar o seu rosto. Outra maneira de repreensão é colocando-o de castigo na gaiola.

Assim como os gatos, os furões devem fazer suas necessidades em caixinhas de areia. Quando ele fizer no lugar certo, elogie. Se isso não acontecer, repreenda-o no mesmo instante, caso contrário ele não irá entender porque está levando bronca. Se o adestramento for feito corretamente, você pode ensiná-lo inúmeros truques e se divertir bastante.

Banhos frequentes removem a oleosidade natural da pele, criando problemas dermatológicos. Um banho por mês ou a cada duas semanas já é o suficiente. As unhas devem ser cortadas a cada 15 dias. A castração evita odores forte e comportamentos indesejáveis, impedindo problemas como a anemia e infecções no útero.

Artigo AnteriorPróximo Artigo